Um diagnóstico dado pelos médicos que nunca mais caminharia, foi isso que David M’Zwee escutou. Porém uma técnica pioneira que foi desenvolvida na Suíça contrariou esse prognóstico.
Trata-se de um implante elétrico desenvolvido por uma equipe da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), ele é colocado ao redor da medula espinhal, e faz com David volte a caminhar.
Acontece quando os impulso do cérebro para as pernas são interrompidos por uma lesão. Há sete anos M’Zwee sofreu uma lesão severa na medula espinhal em um acidente esportivo.
Na maioria dos casos, existe ainda um pequeno impulso, entretanto ele é muito pequeno para criar movimento.O implante eletrico desenvolvido estimula esses impulsos, fazendo que M’Zwee, de 30 anos ou outros paciente caminhem.
“Acho que você tem que fazer o impossível para possibilitar o possível”, diz M’Zwee. “Fiquei muito surpreso quando conseguimos. É muito divertido e a sensação é incrível.”
Houve outro resultado inesperado pelos Cientistas suícos: os movimentos parecem ter recuperados alguns nervos danificados.
Informações:G1
Foto: BBC
Enquanto boa parte do planeta vive em meio a pressa, insegurança e desigualdade, existe um…
O cinema nacional voltou a emocionar o público com “Caramelo”, novo sucesso da Netflix que…
Você conhece alguém que toma omeprazol todos os dias, logo ao acordar? Talvez até você…
A Beterraba: o Alimento Natural que Pode Transformar Seu Corpo em Poucas Semanas Você sabia…
Por 25 anos, dezenas de pesquisadores brasileiros trabalharam em silêncio. Foram noites sem dormir, testes…
Fim da obrigatoriedade de autoescolas pode causar 170 mil demissões e fechar 15 mil empresas,…