Por:Constanza Suárez

Os animais são incríveis e sua companhia é uma das melhores coisas da vida.

Um animal de estimação nos dá a felicidade em todos os aspectos da vida, mesmo no trabalho. Não sou eu que estou dizendo isso mais a ciência!

Em empresas como o Google, é normal que os funcionários levem seus animais de estimação ao escritório para acompanhá-los ao trabalho. Embora há alguns anos parecia ser loucura, hoje em dia ter um animal de estimação no escritório é uma realidade e tem muitas vantagens. Segundo o estudo, quando há animais envolvidos, as coisas sempre melhoram.

Há alguns anos, um estudo conduzido pela Virginia Commonwealth University mostrou que as pessoas experimentam menos estresse quando o animal de estimação está por perto.

Os pesquisadores coletaram amostras de saliva dos funcionários da fábrica e observaram a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse. Os resultados mostraram que apenas os funcionários que tiveram um cão próximo tinham baixos níveis de cortisol no final do dia.

“É definitivamente bom para o ambiente de trabalho ter um cachorro no escritório”, disse Marie José Enders, que estuda a relação entre animais e humanos na Universidade Aberta. “Não só o seu nível de cortisol diminui quando ele acaricia um cão, mas também produz mais hormônio oxitocina, o que o faz se sentir mais relaxado e feliz”, disse ela.

Mas isso não é tudo, há mais benefícios. “Se o seu chefe está lhe dando um trabalho difícil, um cachorro pode tornar mais fácil colocar certas situações em perspectiva. Você pode fazer uma pausa e passear com o cachorro “ , disse Enders. “Um animal no trabalho deixa as pessoas mais motivadas: elas gostam mais do seu trabalho e experimentam menos estresse”, acrescentou.

Um animal de estimação no escritório pode até ajudá-lo a conhecer seus colegas mais rapidamente. “Eles são um ótimo quebra-gelo”, disse a psicóloga de comportamento Lotte Spijkerman.

“Sabemos pela psicologia que se você encontrar alguém mais gentil, você se move com ele mais rápido. E se alguém se parece com você, porque você também tem um cachorro, por exemplo, pode ser mais fácil fazer um acordo ”.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS