Todos nascemos para sermos únicos, mas em algum ponto ao longo do caminho, muitos decidem que é melhor ser normal.

Ser normal não é ruim, significa seguir as regras, cumprir o que é estabelecido e seguir o ritmo que a maioria das pessoas faz. Ser normal garante uma certa estrutura e segurança na vida, porque o caminho a percorrer foi marcado por outros.

A esse respeito, Erich Fromm escreveu: ” Se eu sou como todo mundo, se não tenho sentimentos ou pensamentos que me diferenciem, se me adapto aos costumes, às roupas, às idéias, ao patrono do grupo, sou salvo; salvo da temível experiência da solidão. Os sistemas ditatoriais usam ameaças e terror para induzir essa conformidade; os países democráticos, a sugestão e a propaganda “.

De fato, Rollo May disse: ” Em nossa sociedade, o oposto de coragem não é covardia, mas conformidade .”

Claro, existem outras pessoas que decidem afastar-se da norma e seguir seus sonhos, pensar por si mesmos e viver em seu próprio ritmo. Para essas pessoas, o mundo não facilita, porque o objetivo principal da sociedade é a conformidade e a homogeneidade. A sociedade tem medo da diferença. Portanto, pessoas autênticas muitas vezes têm que enfrentar muitos obstáculos ao longo de suas vidas.

10 imagens que refletem a solidão e dilemas de pessoas autênticas

Este artista japonês capturou alguns dos sentimentos que as pessoas reais muitas vezes experimentam e às vezes isso é difícil de expressar em palavras.


1. ” Liberdade não significa nada, a menos que implique a liberdade de ser diferente”, disse Marty Rubin, embora às vezes isso também signifique que você se sentirá um esquisitão, um anacronismo no meio de tudo.


2. A sociedade se esforça para criar moldes, e todos que não se adaptam são deixados de fora.


3. José Ingenieros disse que “a rotina é o hábito de desistir de pensar “. É por isso que é tão devastador para pessoas criativas e autênticas.


4. O encaixe nos padrões restritos da sociedade geralmente não leva à felicidade. Na verdade, Rita Mae Brown disse que “ a recompensa pelo cumprimento é gostar de todos, exceto você “. A longo prazo, acabará por esgotá-lo emocionalmente.


5. Ser autêntico pode ser um caminho solitário, onde às vezes você pode se sentir incompreendido e sem escapatória.


6. O ritmo imposto pela sociedade coloca pressão sobre as pessoas que têm tempos diferentes, às vezes fazendo com que elas se sintam inadequadas ou incapazes porque não são capazes de alcançar os resultados que se esperam delas no tempo regulado.


7. ” A maior conquista da vida é ser você mesmo, em um mundo que está constantemente tentando fazer você diferente ” , disse Ralph Waldo Emerson. No entanto, às vezes a estrada sobe e você acha que é muito melhor abandoná-la, ser normal, silenciando o que a torna especial.


8. Sinta que os outros manipulam sua vida através de fios sutis que prendem você em uma teia de aranha social.


9. Quando você desempenha um papel para o qual você não está feito e no qual você não se encaixa, ele acaba roubando sua energia e força.


10. Observe que “a maioria das pessoas é uma cópia dos outros. Seus pensamentos são as opiniões de outra pessoa e suas vidas uma imitação “ , como Oscar Wilde disse, e não entender como os outros não percebem isso.

Em qualquer caso, não deixe que as percepções limitadas dos outros o definam. Quando você sente que o preço a pagar por ser autêntico é muito alto, pense nas palavras de Albert Einstein: ” A pessoa que acompanha a multidão normalmente não vai além da multidão. A pessoa que anda sozinha provavelmente chegará a lugares onde ninguém esteve antes . “

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Texto originalmente publicado no Rincon Psicologia, livremente traduzido e adaptado pela equipe Revista Bem Mais Mulher

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS