Foto: Reprodução/X
O vídeo de Roni Bandini, um turista argentino, “desligando” uma caixa de som na praia viralizou na terça-feira (14). Ele explicou que quer combater a poluição sonora e o desrespeito em locais públicos, usando a tecnologia para isso.
“Para mim, o que importa é a poluição sonora, a falta de consideração pelos outros em locais públicos e o uso da tecnologia para enfrentar os aspectos negativos da própria tecnologia”, disse ao g1.
Bandini usou um bloqueador de sinal para interromper a conexão entre o celular e a caixa de som. Ele disse no X que criou o dispositivo e quer vendê-lo.
Porém, esse aparelho não tem aprovação da Anatel para uso ou venda no Brasil, exceto para órgãos públicos, o que torna sua comercialização e uso ilegais no país. Entenda abaixo.
“O aparelho mostrado no vídeo emite um sinal Bluetooth intenso na direção da caixa de som, gerando interferência na comunicação com o celular. Essa interferência impede que a caixa receba o sinal do celular com qualidade e o decodifique para reproduzir o som da música, resultando no silêncio”, explica Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.
Perguntado se o dispositivo poderia bloquear caixas de som com CDs, pendrives ou rádios FM, o turista disse que não. O aparelho só bloqueia sinais Bluetooth, ou seja, precisa de comunicação entre o celular e a caixa de som para funcionar.
Supercomputadores da NASA revelam: a Terra tem prazo de validade — e o Sol será…
Você já reparou que a gente aprende a fazer amigos quando é criança… … mas…
Você sempre se sentiu “fora do lugar”? Te dizem que você é “muito intenso(a)”, “meio…
Meu Ano em Oxford acompanha a jornada de Anna De La Vega, uma jovem americana…
Rampage — Destruição Total acompanha Davis Okoye (Dwayne Johnson), um primatologista solitário que mantém um…
Sob o impacto de um dos maiores terremotos da história… Na manhã desta 30 de…