Foto: Reprodução/X
O vídeo de Roni Bandini, um turista argentino, “desligando” uma caixa de som na praia viralizou na terça-feira (14). Ele explicou que quer combater a poluição sonora e o desrespeito em locais públicos, usando a tecnologia para isso.
“Para mim, o que importa é a poluição sonora, a falta de consideração pelos outros em locais públicos e o uso da tecnologia para enfrentar os aspectos negativos da própria tecnologia”, disse ao g1.
Bandini usou um bloqueador de sinal para interromper a conexão entre o celular e a caixa de som. Ele disse no X que criou o dispositivo e quer vendê-lo.
Porém, esse aparelho não tem aprovação da Anatel para uso ou venda no Brasil, exceto para órgãos públicos, o que torna sua comercialização e uso ilegais no país. Entenda abaixo.
“O aparelho mostrado no vídeo emite um sinal Bluetooth intenso na direção da caixa de som, gerando interferência na comunicação com o celular. Essa interferência impede que a caixa receba o sinal do celular com qualidade e o decodifique para reproduzir o som da música, resultando no silêncio”, explica Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.
Perguntado se o dispositivo poderia bloquear caixas de som com CDs, pendrives ou rádios FM, o turista disse que não. O aparelho só bloqueia sinais Bluetooth, ou seja, precisa de comunicação entre o celular e a caixa de som para funcionar.
A história emocionante de Denilson Lima: o confeiteiro que transformou dor em doce e conquistou…
Jay Kelly, um astro querido de Hollywood, vê seu mundo perfeito começar a desmoronar quando…
Não é decoração, é proteção: Por que as pessoas estão colocando CDs pendurados em janelas?…
Imagine ser parado pela polícia por excesso de velocidade e descobrir que a multa não…
Quando o ciclone vai embora? Alerta severo permanece no Brasil — e a previsão surpreende…
Alecrim e hortelã podem ajudar no crescimento capilar ao melhorar a circulação do couro cabeludo,…