Dentre os macronutrientes, a gordura é o mais energético fornecendo 9kcal por grama.

Em uma dieta normal, segundo as recomendações tradicionais, o consumo de gorduras na dieta pode variar de 20 a 30% das calorias totais, onde as necessidades de gorduras devem ser completadas com ácidos graxos essenciais ômega 3 e ômega 6 (gorduras polinsaturadas), gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes) e gorduras saturadas (proteína animal e coco).

Uma das principais funções das gorduras é servir de reserva energética, armazenamento/transporte de alguns tipos de vitaminas e proteção de órgãos vitais.

1. Todo mundo precisa das gorduras? Sim! É um macronutriente vital.
2. E as gorduras saturadas? Precisamos dela? Sim, pelo menos 10% da ingestão total de gorduras deve ser proveniente de gorduras saturadas.
3. Aumenta o colesterol? NÃO! Mil vezes não. O desequilíbrio de colesterol e triglicérides está diretamente relacionado com a ingestão de CARBOIDRATOS.
4. Causa infarto? NÃO! Mesmo na estratégia cetogênica, em que o consumo de gorduras gira em torno de 70%, não foi observado risco cardíaco ou dislipidemias segundo estudos.
5. Qual melhor horário para ingerir? Depende. Gosto muito de ofertar pela manhã e nos lanches intermediários para trazer saciedade. De pré treino também é uma excelente opção.

6. Posso comer gorduras para emagrecer? Não só pode como deve. A presença das gorduras em estratégia para emagrecimento é fundamental para a saciedade e regulação hormonal.
7. Alerta: a gordura trans, a mais nociva para a nossa saúde, NÃO é encontrada na natureza — é produzida pela indústria com o intuito de transformar gorduras líquidas em sólidas ou semissólidas. Sabe a crocância presente nos alimentos de “pacotinho”? Pois bem, é mérito da gordura trans! Ou seja, coma a gordura proveniente da COMIDA de VERDADE (como sempre) e está tudo certo.

Entenderam?

Siga o Facebook da Nutricionista Pâmela Terra aqui!