Por: Karina Peloi

Sempre digo que um dos aspectos para se ter uma alimentação saudável é saber fazer boas escolhas, trocas e substituições.

Imagine assim, se você usa na sua casa temperos industrializados, você estará consumindo e oferecendo a sua família realçadores de sabor glutamato monossódico e ionisato de sódio e corantes dióxido de titânio e caramelo, que são aditivos alimentares que sabemos fazer tão mal à saúde.

Mas se optar por usar as ervas e temperos naturais, estará se beneficiando de nutrientes e substâncias bioquimicamente ativas que trazem muitos benefícios à saúde.

Me parece bem razoável substituir algo que faz mal por algo que faz bem, não é mesmo?

Vamos ver alguns temperos básicos, os benefícios para a sua saúde e como utilizar

Alecrim

Antioxidante, anti-inflamatório e apresenta agentes antitumorais. Excelente para peixes e frangos.

Cebolinha

Protege contra infecções, previne a hipertensão, melhora a memória. Excelente para molhos e finalizar pratos.

Salsinha

Diurética; impede a formação de coágulos, ajuda a controlar glicemia. Ótimo para molhos e finalizar pratos.

Leia Também: Reino Unido terá ministra da Solidão após problema afetar nove milhões de pessoas

Manjericão

Ação antibiótica, para fortalecer o sistema imune, alívio de resfriados e gripe. Perfeito para molhos de tomate e massas.

Cúrcuma

Ajuda a recuperar a mucosa intestinal, diminuiu risco de câncer e doenças neurodegenerativas. Excelente para molho e finalizar pratos (melhor não ir ao fogo).

Tomilho

Ação fungicida, ajuda a combater acne, previne hipertensão e melhora níveis de colesterol bom, triglicérides e diminui o colesterol ruim. É uma das minhas ervas favoritas, excelente para temperar carnes, molhos para salada e molho vermelho.

Essas são apenas algumas ervas e temperos. Todas têm propriedades funcionais para auxiliar a sua saúde.

Você não precisa ficar tomando chá, comprando cápsulas, basta fazer com que estejam presentes em todas as refeições. Quais dessa ervas você costuma usar na sua casa?

Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

*Karina Peloi é Nutricionista e Coach, Epecialista Emagrecimento, Nutrição Clínica Funcional

Fonte:Karina Peloi Nutricionista

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS