“Minha esposa e minha sogra” é uma das ilusões de ótica mais conhecidas do mundo.

O cartunista americano William Ely Hill (1887–1962) publicou “Minha esposa e minha sogra” em Puck, uma revista de humor americana, em 6 de novembro de 1915, com a legenda “Ambas estão nesta foto – Encontre-as”.

Veja a imagem abaixo:

Depende da percepção facial: você pode ver uma jovem mulher se afastando ou o perfil de uma mulher mais velha olhando solenemente para o lado esquerdo do desenho. No entanto, você pode ver apenas um de cada vez.

Se você já se perguntou por que vê a mulher primeiro?

Um estudo australiano conduzido por dois professores de psicologia concluiu que isso tem a ver com a sua idade.

Segundo o estudo, uma pessoa mais jovem verá a mulher mais jovem primeiro, enquanto as pessoas mais velhas verão a mulher mais velha primeiro. O estudo incluiu 393 participantes (242 homens, 141 mulheres) com idades entre 18 e 68 anos, embora a idade mediana fosse 32. Eles foram mostrados na imagem por meio segundo e, em seguida, perguntados sobre o sexo e a idade da pessoa que viram.

Embora a maioria dos participantes tenha visto a mulher mais jovem primeiro, pode ser porque muitos deles estavam no lado mais jovem. Quando os pesquisadores separaram os 10% mais antigos e os 10% mais jovens dos pesquisados, eles descobriram que o grupo mais velho viu a mulher mais velha primeiro e o grupo mais jovem a jovem.

O objetivo do estudo era determinar se “os vieses da própria idade afetam a interpretação inicial de uma imagem no nível subconsciente”.

Fonte: Nataline Oliveira

COMPARTILHAR

COMENTÁRIOS