Considerada a “selfie do ano”, a foto de um guarda-floretal com dois gorilas, está correndo o mundo, na imagem compatilhada no Facebook, os gorilas Ndakazi e Ndeze estão de pé sobre as duas patas traseiras imitando a posição dos humanos.

O diretor do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, disse que não é comum que primatas fiquem em duas patas, mas no caso do gorilas do Parque Senkwekwe, o contato regular com humanos ensinou-os a imitar os seus comportamentos.

Um especialista em comportamento de primatas, afirma que os gorilas que não são criados em cativeiro, são conhecidos por fazerem movimentos semelhantos aos humanos, como alcançar uma fruta em uma árvore, atravessar um rio e até exibir domínio.

Mas o que o supreendeu foi vê-los levantando apenas para olhar à sua volta, apesar de entender que tal comportamento, em cativeiro poder ser para atrair a atenção de turistas.

Mas a pergunta é: Porquê imitar os humanos?

Essa espécie na verdade é uma das que mais imitam o comportamento de humanos, eles conseguem imitar as expressões faciais e a postura corporal dos seus tratadores, e segundo especialistas devido a semelhança com o corpo humano “esse comportamento se torna mais fácil”.

Essa imitação feita pelos gorilas não é porque acham divertido e sim porque “se identificam com quem cuida deles”, afirma o professor de psicologia da Universidade Emory, em Geórgia, nos Estados Unidos.

Ndakazi e Ndeze

Os dois foram levados para o parque no verão de 2007, um com dois e o outro com quatro meses, depois que suas mães foram abatidas por caçadores.  Desde então eles consideram os tratadores como seus pais.

“Os guardas em Senkwekwe têm muito cuidado para não comprometer a saúde dos gorilas. Esta circunstância em que a foto foi tirada foi uma excessão. Não é permitido abordar um gorila em estado selvagem”, afirmou o parque em comunicado.

Com informações:MSN