É até normal que sintamos mais ou menos dispostos em determinados períodos do ano, dependendo do clima e das estações.

Mas você sabia que o cérebro é capaz de perceber os impactos sazonais? Um estudo descobriu que ele é capaz de funcionar melhor e chega a apresentar picos cognitivos em determinados períodos do ano.

Cérebro funciona melhor entre verão e outono

A Universidade de Toronto, no Canadá,  apresentou um estudo que afirma que as habilidades cognitivas de adultos melhoram durante o final do verão e início do outono. E mais: nos meses de primavera e inverno, o declínio da função cognitiva é equivalente ao envelhecimento do cérebro em 4,8 anos.

Foram examinados os dados de 3.353 pessoas com idade média de 77 anos que passaram por testes de pensamento e concentração e tiveram medidas no líquido espinhal as proteínas relacionadas à doença de Alzheimer. Fatores como humor, sono, atividade física e saúde da tireoide também foram registrados e contabilizados.

Com o exame de amostras de líquido cefalorraquidiano, foi possível descobrir que ritmos sazonais em proteínas do cérebro, resultam em uma expressão aumentada de genes relacionados à demência durante primavera e inverno.

O fator exato que impulsiona essas mudanças, no entanto, não pôde ser identificado pelos cientistas. Fatores ambientais, como luz e temperatura, podem desempenhar um papel significativo no processo, especialmente porque tempo mais quente normalmente incentiva mais interações sociais.

O trabalho científico foi publicado pelo periódico PLOS Medicine, os responsáveis pelo estudo acreditam que descobertas podem ajudar no tratamento de pessoas com maior probabilidade de sofrer de depressão e outros transtornos, indicando uso de fototerapia e modificação de temperatura como parte de terapias.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações:Vix

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS