Você sabia que ter uma churrasqueira em casa pode ser algo completamente possível e simples? 

Se você ainda não tem a sua para fazer aquele churrasco no final de semana, é a hora de mudar isso. Você só precisa seguir as instruções. O melhor de tudo, aqui vamos mostrar passo a passo para que você possa construir a sua perfeitamente.

A ideia dessa churrasqueira de tijolos é ficar em formato de um E maiúsculo. Assim você terá um lado para grelha e outro para usar como bancada. Veja os materiais e o passo a passo.

Materiais usados

-Grelha com aparador de gordura;
-Tampo para o balcão;
-Cano de PVC com 3/8 polegadas de diâmetro;
-Nível;
-Mangueira de jardim;
-Colher de pedreiro;
-Esquadro;
-Giz ou fita de marcação;
-Cimento;
-Cal hidratada;
-Areia para construção;
-Tijolos.

Passo a passo

Veja abaixo o passo a passo completo para deixar sua churrasqueira perfeita!

Etapa 1:  Escolha o local
O lugar ideal para esse modelo de churrasqueira é num área aberta, longe de árvores e cercas que possam pegar fogo.

Se for na grama ou pedra, vai precisar fazer uma fundação de concreto com 10 centímetros de espessura. Depois que a fundação secar, inicie o projeto da churrasqueira.

Coloque os tijolos no formato que a churrasqueira vai ficar. Use um esquadro para medir e marque a posição passando giz ou fita em volta. Retire os tijolos.

Etapa 2: Preparo da massa
A quantidade de cada material vai depender do tamanho que você vai querer a sua churrasqueira.

Mas basicamente será 1 parte de cimento, ¼ de cal hidratada e 3 partes de areia para construção. Depois coloca-se água até dar a consistência de lama.

Etapa 3: Primeira camada
Passe a argamassa dentro da área delimitada para o formato da churrasqueira. Por cima, coloque a primeira cama de tijolos. Molhe os tijolos com mangueira antes de colocá-los sobre a argamassa para que tenham melhor aderência.

Deixe um espaço de meia polegada entre cada tijolo. Passe argamassa nas extremidades dos tijolos e coloque-os no lugar. Bata com a colher de pedreiro em cima para o tijolo afundar na argamassa e fixar melhor.

Etapa 4. Próximas camadas
Remova os excessos de argamassa e monte 4 camadas de tijolos nas duas quinas da churrasqueira. Confira o alinhamento dos tijolos.

Preencha o restante das paredes entre as quinas, conferindo o alinhamento.

Etapa 5. Apoio
Na quinta camada, faça uma formação que vai servir de apoio para o fundo da churrasqueira. Vire os tijolos do lado esquerdo e do centro para dentro.

Etapa 6. Segundo apoio
Adicione mais três camadas e faça mais um apoio. Dessa vez os tijolos do meio deverão ficar sobrando para os dois lados para servir de apoio para o balcão.

Etapa 7. Mais duas camadas
No lado em que vai o fogo, suba mais duas camadas de proteção.

Etapa 8. Acabamento
Utilize um cano de PVC fino para marcar os espaços com argamassa e dar um melhor acabamento e ajudar a compactar. Deixe secar por 48 horas.

Etapa 9. Encaixes finais
Depois de tudo seco é só encaixar a tampa do balcão de um lado e a grelha e o fundo. Está pronta para usar.

Dica: Outros modelos de churrasqueira

Se não quiser ou não puder construir a sua churrasqueira, pode comprar um modelo pré-moldado. Ele vem com todas as partes para você encaixar e é desmontável para mudar de lugar, se quiser.

Outra opção é utilizar blocos de concreto no lugar dos tijolos. Acompanhe o passo a passo no vídeo:

Texto originalmente publicado no Ideas Geniales , livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS