Por Luiz Augusto Lima
Se você é todo esperto, coleciona notas altas de matemática e química, é procurado por amigos para concluir o trabalho de literatura e tudo mais, certamente pode agradecer sua mãe. E a gente tem certeza de que ela é carinhosa e presente na sua vida. Acertamos?
É que, segundo uma pesquisa liderada pela psiquiatra americana Joan Luby, da Universidade de Washington, uma importante área do cérebro cresce duas vezes mais rápido em crianças cujas mães são afetuosas e presentes em seu cotidiano.
Esse fenômeno ocorre nos primeiros seis anos de vida da criança, e não pode mais ser compensado.
Ou seja, mães que mudaram de atitude e passaram a ser mais afetuosas e presentes com a criança mais velha já não influenciam mais no crescimento do cérebro.
Leia mais: Cuidado! Fake news: chá de erva-doce cura a gripe H1N1
Por que isso acontece?
Segundo a Neurociência, isso ocorre porque é nos primeiros anos de vida que o cérebro está passando por um crescimento rápido e decisivo, podendo ser facilmente moldado de acordo com os estímulos externos.
A área do cérebro das crianças atingida positivamente por mães presentes e carinhosas é o hipocampo, responsável por funções como a memória, aprendizado e controle das emoções.
De acordo com a pesquisadora responsável pelo estudo, um dos objetivos de seu trabalho é mostrar aos pais a importância de demonstrar afeto e oferecer estímulos positivos nos primeiros seis anos de vida da criança. Isso resulta em adultos mais capazes e preparados emocionalmente.
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Fonte: Vix
Violência infantil dentro da escola: até onde vamos chegar? Um episódio chocante em Praia Grande…
Você já percebeu como é divertido fofocar com quem você ama? Pois agora a ciência…
Médicos brasileiros documentaram, pela primeira vez no país, um caso de câncer de mama do…
Pesquisadores confirmaram que um alimento básico encontrado em armários pode ser um remédio natural eficaz…
Os smartphones tornaram-se parte integrante da vida de um número crescente de pessoas em todo…
Duas das injeções de emagrecimento mais populares do mundo podem aumentar o risco de uma…