Por: Alexandre Cardoso

Recentemente a Euromonitor, uma empresa de pesquisas, publicou um artigo na Super Interessante sobre os hábitos de higiene e a frequência do uso de produtos de beleza e outros cosméticos em 16 países no mundo.

O Brasil foi o país que ficou em primeiro lugar nos quesitos acima citados, a pesquisa foi feita através de um questionário on-line, onde 6 mil pessoas de diferentes nacionalidades responderam.

Banhos por dia

Um dos dados da pesquisa mostrou que o brasileiro toma em média 12 banhos semanais, sendo em média 2 banhos diários. Em contrapartida países como Inglaterra e China a média cai para 3 a 4 banhos semanais.

A pesquisa revelou que a média global é de um banho por dia e de 6 banhos semanais. Outro dado que chamou a atenção foi a quantidade de vezes em média que lavamos a cabeça durante a semana que são de quatro vezes, perdendo somente para os mexicanos que lavam a cabeça todas as vezes que tomam banho.

O brasileiro também foi considerado o povo mais cheiroso do mundo. Com o uso diário de sabonetes, gel de banho, esfoliantes, óleo corporal…e por ai vai, a lista é imensa.

Herança Cultural

Alguns atribuem essa quantidade de banhos e higiene a uma herança cultural de povos indígenas. Quando os portugueses atracaram no Brasil se depararam com uma cultura onde os índios se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS