Descoberta por brasileiros, Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás descobrem exame com cera de ouvido que detecta câncer.

O Inca, Instituto Nacional do Câncer, estima que o número de novos casos da doença no Brasil chegue a 580 mil até o fim do ano. Segundo os pesquisadores, com a doença diagnosticada mais cedo, os médicos ganham tempo pra analisar o tipo de câncer e definir o melhor tratamento.

“A cera tem uma ação antibactericida, de proteção da região e tem ação para proteger da entrada de corpos estranhos”, explica a médica e professora da UFG, Melissa Avelino.

E, além de ser uma barreira, a cera também carrega informações importantes sobre o nosso corpo.

A cera é um produto de secreção que concentra uma impressão digital do que as células do organismo produzem. Quando a cera é produzida ela carrega componentes que podem ter sido produzidos por células saudáveis ou células cancerosas.

Foram identificadas 27 substâncias que se presentes na cera do ouvido significa presença de Câncer em alguma parte do corpo. A notícia foi publicada numa das revistas especializadas mais importante do mundo, a Scientific Reports.

Em 5 horas o exame é capaz de detectar se o paciente tem câncer ou não e detecta ainda no estágio inicial da doença. A idéia é que por ser um exame simples o exame de cera de ouvido se torne algo tão comum quanto um exame de sangue.

“Essa expectativa que nós temos, é conseguir curar um número maior de pessoas do que é possível hoje com outros diagnósticos que existem”, diz o professor Nelson.

Quem já faz tratamento contra o câncer sabe a importância do diagnóstico precoce da doença.

Fonte : Oncoguia