As redes sociais foram inundadas nesta segunda-feira (25), com relatos e denúncias que levantam suspeitas sobre a qualidade da produção dos ovos consumidos no Brasil.

Entenda o que realmente é  verdadeiro e o que  é falso sobre as acusações envolvendo a adulteração do produto.

Ovo comprado era realmente importado da China e era de plástico?

O vídeo mostra uma consumidora do Rio de Janeiro, insatisfeita com a qualidade dos ovos comprados em um supermercado em Petrópolis, Rio de Janeiro

Ela gravou um vídeo em que reclama da textura e diz que o produto é feito de plástico. Em uma das publicações, com mais de 160 mil visualizações no Facebook, ela declara que o ovo foi importado da China.

NÃO É VERDADE! 

Ovo comprado no Rio não foi importado da China nem era de plástico

Não tinha como a consumidora  que por sinal não se identifica no vídeo, comprar ovo produzido na China em um mercado no Brasil, segundo dados do Ministério da Indústria do Comércio Exterior e Serviços, o Brasil não importa ovos do país asiático.

Não há registro de arrecadação do item “ovos de aves” nos dados divulgados pelo órgão que registra a balança comercial entre os dois países.

A possibilidade é que a consumidora citou a China ao criticar a qualidade do ovo porque já há alguns anos são publicadas informações de que indústrias chinesas usam produtos químicos para adulterar a produção desse tipo de produto.

Ou seja a informação de que o ovo foi feito de plástico por causa da textura que apresenta é totalmente “falsa”.  A coordenadora do laboratório da Vigilância Sanitária do Rio, Roberta Ribeiro, na verdade se trata de consistência plástica, e sim de um ovo velho, que vai se liquefazendo.

“Quando você vai na granja, e vê um ovo que acabou de ser posto pela galinha, ele tem as camadas muito bem definidas. A clara, próxima à gema, é chamada de clara densa, e a que fica mais afastada da gema, é a clara líquida. Com o tempo, o ovo vai envelhecendo e vai liberando água. Assim, a clara densa se une à líquida e o ovo fica mais fluido, parecendo que o ovo está aguado”, diz.

Como o ovo é poroso, com o tempo vai fazendo troca de gases com o ar ambiente, depois que se liquefaz, a água começa a evaporar e faz com que a membrana que recobre o ovo internamente, formada por queratina, se resseque com o passar do tempo, explica a especialista.

“Quando o ovo vai perdendo a sua densidade, com o seu conteúdo diminuindo, essa membrana resseca e fica mais próxima da gema. Isso acontece quando o produto vai ficando velho. Então parece que o ovo tenha uma consistência mais plástica.”

A Per’fa Alimentos, marca dos ovos citada no vídeo. Por meio de nota, informou que “todas as granjas que abastecem nosso sistema de distribuição se localizam em território nacional e são acompanhadas e auditadas pelo SIF- Serviço de Inspeção Federal – ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária”. A empresa informa que “está tomando as medidas judiciais cabíveis para identificar os autores do vídeo e os responsáveis pela divulgação dos mesmo.”

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações:G1

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS