Você gosta de quiabo? Este vegetal que chegou ao Brasil trazido pelos escravos vindos da África ganhou espaço na culinária brasileira, mas não são todos que o apreciam.

Prepará-lo também pode ser um desafio pois, quando o cozinhamos, as fibras do quiabo soltam uma substância que popularmente é chamada de “baba”, e por isso muitas pessoas sequer o experimentam. Apesar disso, o quiabo é um vegetal amplamente consumido, e a culinária brasileira tem diversas receitas feitas com ele, como o tradicional Frango com Quiabo, muito apreciado em Minas Gerais, e o popular Acarajé baiano.

O que muitos ainda não sabem é que este vegetal é excelente para a saúde! Separamos aqui alguns do benefícios que o quiabo pode lhe trazer. Se você ainda resiste a ele, considere a hipótese de inclui-lo em sua dieta pelo menos uma vez por semana. Veja abaixo o quanto este vegetal pode te fazer bem.

1. Tem efeito antiestresse

Um estudo científico comprovou que as sementes do quiabo podem ajudar a aliviar o estresse, pois as sementes são ricas em substâncias antioxidantes.

2. Diminui o colesterol ruim

A Associação Americana do Coração, nos Estados Unidos, publicou um estudo no qual mostra que o consumo de quiabo diminuiu o nível do colesterol LDL no organismo, o chamado colesterol ruim. Isso acontece por causa das diversas propriedades antioxidantes e do alto volume de fibras do vegetal.

3. Diminui a fadiga

A fadiga é um problema de saúde que, por mais que muitos tentem achar a causa, muitas vezes não conseguem. A solução pode estar na boa alimentação. Um estudo científico feito com o quiabo comprovou que o consumo do vegetal, acompanhado de exercícios regulares, ajuda a combater esta desconfortável sensação de cansaço. Além disso, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.

4. Faz bem para os rins

Um estudo publicado em outubro de 2005 pelo Jilin Medical Journal, da Universidade Jilin, na China, mostrou que o consumo regular de quiabo pode prevenir doenças nos rins. O estudo mostrou que pessoas que consumiam o vegetal diariamente diminuíram em até 50% o risco de problemas renais.

5. Faz bem para o cólon e sistema digestivo

Alimentos ricos em fibras são fundamentais para as mulheres, pois ajuda a manter o cólon saudável. Além disso, a fibra do quiabo faz uma grande limpeza no sistema gastrointestinal, permitindo que o cólon trabalhe melhor. E tem mais: a alta quantidade de vitamina A contribui para manter saudáveis as membranas mucosas do trato digestivo, diminuindo problemas como constipação intestinal, gases e inchaço abdominal. E para usufruir totalmente deste benefício, o ideal é consumi-lo com a “baba”, onde estão grande parte dos minerais e vitaminas.

6. Combate problemas respiratórios

O quiabo é riquíssimo em vitamina C que, junto com suas outras boas propriedades, ajuda no tratamento de doenças respiratórias, principalmente asma. Um estudo realizado na Itália comprovou que, por causa da grande quantidade de vitamina C, o quiabo pode colaborar consideravelmente no tratamento de asma em crianças.

7. Faz bem para a pele

Além de melhorar a respiração, a vitamina C é excelente para a saúde da pele, tornando-a mais firme e saudável. Esta vitamina age no crescimento e reparação dos tecidos da pele, e contribuiu na formação de colágeno e pigmentação. Por isso, o consumo de quiabo é fundamental se você quer ter uma pele bonita. Uma dica: Ferva um pouco de quiabo até ficarem macios. Depois de esfriar, macere-os e aplique a mistura no rosto, deixando agir por cinco minutos, e lave em seguida. Você sentirá a diferença.

8. Ajuda a perder peso

Alimentos com alta quantidade de fibras são excelentes para quem está em dieta de perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade a ajuda o organismo a funcionar muito melhor. O quiabo é uma ótima opção para quem quer perder peso, por causa da grande quantidade de fibras. Uma dica para quem quer consumi-lo para emagrecer é cozinhá-lo no vapor, para que possa manter ao máximo todas as suas boas propriedades.

Fonte:Tudo por Email