O pimentão é um dos ingredientes mais comuns em qualquer cozinha e é usado em saladas, pratos cozidos no vapor e muito mais.

Além de ser saboroso e multifacetado, os pimentões doces têm vários benefícios que contribuem para a saúde geral do corpo, por isso recomenda-se comer e consumir o máximo possível.

Para que você possa aprender um pouco mais sobre esse vegetal, o guia a seguir ajudará você a distinguir entre os diferentes tipos de pimentões e, em seguida, você pode ler sobre seus 10 benefícios maravilhosos.

As diferenças entre os pimentões

Você já se perguntou qual diferença real entre pimentões vermelhos, verdes e amarelos, além de suas diferentes cores?

Então, primeiro, é importante saber que todos vêm da mesma fonte, que é dividida em várias espécies diferentes. A diferença de cor, sabor e valor nutricional provém tanto da sua espécie quanto do momento da colheita e amadurecimento.

O pimentão verde é colhido logo após a sua germinação, nos estágios iniciais de amadurecimento e, portanto, tem um gosto mais acentuado do que os outros, que são doces.

O vermelho, por outro lado, é colhido na fase final do amadurecimento e, portanto, é mais doce e mais suculento. Os amarelos são colhidos no estágio intermediário de amadurecimento e, portanto, são mais doces que os verdes, e menos que os vermelhos.

Benefícios dos pimentões para a saúde

1. Contribui para perda e manutenção do peso

A porcentagem de gordura e calorias no pimentão é muito baixa; uma xícara de pimentão picado não tem mais que 30 a 40 calorias e não mais do que 1g de gordura.

Além disso, um estudo recente descobriu que uma das substâncias encontradas no pimentão (CH-19 Sweet) ajuda o organismo a evitar o desenvolvimento de pequenas células de gordura em células desenvolvidas, o que ajuda a prevenir a obesidade.

Esses ingredientes tornam os pimentões um ingrediente essencial e vital em qualquer dieta de perda de peso, ou como parte de uma dieta diária saudável e equilibrada.

Há mesmo diferenças em seu valor nutricional e, embora sejam saudáveis, nutritivas e cheias de vitaminas, a pimenta verde é conhecida por ser mais rica em vitaminas C e A, enquanto a pimenta vermelha é ainda mais rica em licopeno antioxidante.

2. Melhora a saúde dos olhos

O pimentão contém mais de 30 tipos diferentes de carotenoides, um grupo de pigmentos orgânicos encontrados principalmente em plantas, que contribuem para a saúde do corpo e dos olhos, em particular.

A luteína e a zeaxantina são dois carotenoides que são encontrados em quantidades bastante elevadas em pimentões e ajudam o organismo a proteger a retina e a parte interna do olho contra danos oxidativos.

Em um estudo publicado em 2013, pesquisadores descobriram que o consumo de vegetais contendo essas substâncias reduziu significativamente o risco de catarata e degeneração macular, de modo que a adição de pimentão à sua dieta reduziria significativamente o risco desses e outros problemas visuais.

3. Previne o câncer

Os ingredientes ativos na pimenta, como carotenoides, podem ser um fator significativo na prevenção de vários tipos de câncer. O risco de câncer é aumentado por infecções crônicas e vários oxidantes corporais, como os radicais livres, mas várias substâncias que se desenvolvem dentro do pimentão durante a maturação contribuem para um risco reduzido de câncer porque podem neutralizar e restringir o efeito desses radicais livres em nosso organismo.

Um estudo publicado em 2006 descobriu que a capsaicina, um composto orgânico encontrado naturalmente dentro de pimentões, inibe e impede o desenvolvimento de células cancerosas que causam câncer de próstata.

4. Fortalece o sistema imunológico

Uma xícara de pimentão vermelho picado tem 157% da ingestão diária recomendada de vitamina C. A grande quantidade de vitamina C em todos os pimentões os torna particularmente efetivos na prevenção de infecções e doenças, e ajuda significativamente a manter um sistema imunológico saudável, além de fornecer colágeno, que ajuda todos os diferentes sistemas do corpo.

Leia Também: Entre autoestima e autorrespeito, escolha sempre o respeito próprio

5. Essencial para a saúde do coração

Além de todos os benefícios mencionados acima, os pimentões também são uma fonte maravilhosa de vitamina B6, que é conhecida por ajudar a atividade cardíaca normal e prevenir várias doenças do coração. Além disso, o fato de que os pimentões previnem infecções reduz as chances de inflamação e arteriosclerose, de modo que consumir uma xícara de pimentões em uma salada ou algum outro prato reduzirá significativamente o risco de ataque cardíaco.

6. Promove um rápido crescimento do cabelo

Por serem ricos em vitamina C, os pimentões também são conhecidos por ajudar a fortalecer as fibras capilares e estimular o crescimento rápido. A vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro de forma mais eficiente. Por isso, consumir pimentão fornecerá ao organismo ferro suficiente para os nossos glóbulos vermelhos, que incluem o oxigênio essencial para o crescimento do cabelo.

A vitamina C também ajuda na formação de colágeno, outro componente necessário para o crescimento normal e saudável de folículos capilares delicados.

7. Ajuda na saúde e renovação da pele

Os pimentões combatem os radicais livres que danificam nossos corpos, diminuem a elasticidade da pele e causam rugas. Os pimentões podem melhorar significativamente a saúde da pele e prevenir esses vários danos.

O colágeno, já mencionado, também contribui para fortalecer a pele e conferir uma aparência mais jovem. Além disso, ajuda a remover as células mortas da pele e contribui para o crescimento de novas células.

8. Regula o sistema digestivo

Uma xícara de pimentão contém cerca de 2,5 gramas de fibra, cerca de 10 % da ingestão diária recomendada de fibra e, portanto, é uma excelente fonte dietética que melhora o sistema digestivo e previne a prisão de ventre e a diarreia. Além disso, as fibras causam uma sensação de saciedade, ajudando a perder e manter o peso.

9. Ajuda a reduzir e prevenir a dor crônica

A dor crônica nos músculos e nas articulações pode causar grande sofrimento e desconforto, e foi comprovado que o consumo diário de pimentões reduz essas condições significativamente.

Também são ricos em vitamina C e vitamina K, ambas encontradas em quantidades significativas em todos os tipos de pimentão, e possuem propriedades que ajudam o corpo não só a reduzir essas dores, mas também impedir que comecem.

10. Previne a depressão

Para as pessoas que sofrem de depressão e mudanças de humor, recomenda-se aumentar a ingestão de vitamina B6, que é encontrada em grandes quantidades nos pimentões.

Esta vitamina essencial aumenta a produção de serotonina e noradrenalina – dois neurotransmissores que afetam o humor e podem ajudar a melhorar a depressão em combinação com outros tratamentos.

Fonte: Tudo por Email

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS