Um componente do óleo de canela pode ajudar a eliminar infecções bacterianas.

Trata-se de uma substância chamada cinamaldeído. A descoberta foi feita pela equipe do professor Sanjida Topa, da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália.

Dr. Topa e sua equipe decidiram pesquisar a medicina tradicional para tentar enfrentar o crescente problema da resistência bacteriana aos antibióticos.

Testes com bactérias

Em um dos experimentos, eles testaram a capacidade do cinamaldeído para romper a camada protetora – o biofilme – que se forma sobre as infecções por Pseudomonas aeruginosa.

A substância extraída da canela quebrou 75,6% dos biofilmes de P. aeruginosa. Além disso, o cinamaldeído também afetou a capacidade de disseminação das bactérias.

“Estas descobertas definitivamente contribuem para a busca de novos antimicrobianos,” disse o Dr. Topa.

A P. aeruginosa é uma causa comum de infecção bacteriana em pacientes imunocomprometidos, incluindo aqueles com fibrose cística, diabetes ou câncer.

Durante a infecção, as bactérias se agrupam e formam uma camada protetora conhecida como biofilme. Os biofilmes atuam como um escudo contra os antibióticos e o sistema imunológico, tornando as infecções muito difíceis de eliminar.

A equipe espera que sua descoberta seja utilizada a curto prazo no tratamento de infecções da pele.

“A fabricação de cinamaldeído para tratamentos de superfície, por exemplo para tratar infecções da pele, pode ser a primeira aplicação direta,” disse o Dr. Topa.

Fonte: Só Noticia Boa

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS