Por vezes, os sintomas físicos do Alzheimer podem se tornar aparentes antes dos sinais mentais. Ocasionalmente, mudanças físicas podem fornecer as primeiras pistas de que um idoso sofre de Alzheimer ou de uma demência relacionada. Saiba mais sobre os sete principais sintomas físicos de Alzheimer na lista abaixo.

1. Dificuldade Com Tarefas Familiares

As pessoas com Alzheimer têm dificuldade em concluir tarefas que poderiam fazer sem um esforço consciente antes do início de sua doença. Eu nunca esquecerei o homem que me disse que ele primeiro percebeu que algo estava realmente errado com sua mãe quando ela colocou lixo na cafeteira em vez de café. Se um idoso começar a ter problemas para operar coisas como o controle remoto da TV ou o forno de micro-ondas, você pode considerar a possibilidade de realizar um teste de memória.

2. Comportamentos Repetitivos

Pessoas com Alzheimer podem esquecer que acabaram de fazer algo, então o fazem de novo, de novo e de novo. Por exemplo, um dos meus familiares idosos com demência era fumante. Ela acendia um cigarro, dava algumas tragadas e colocava no cinzeiro. Então ela acendia outro e fazia o mesmo. Às vezes alguém a encontrava com três ou quatro cigarros acesos de uma só vez!

Evidentemente, este é um exemplo extremo, mas comportamentos repetitivos mais sutis podem ocorrer em pessoas com estágios iniciais da doença. É uma verificação sênior verificar se a porta da frente está trancada depois de já ter verificado alguns minutos antes? Ela está alimentando um animal de estimação que ela acabou de alimentar há uma hora? Ela está limpando os óculos de novo e de novo? Estes são exemplos mais comuns dos tipos de comportamentos repetitivos que as pessoas com Alzheimer exibirão.

A propósito, a Sociedade Britânica de Alzheimer afirma que outras causas além do mero esquecimento podem fazer com que pessoas com Alzheimer exibam atividades e movimentos repetitivos, como andar de um lado para o outro, ou abrir e fechar gavetas: “Essa repetição pode ser porque a pessoa não se lembra de tê-lo feito anteriormente, mas também pode ser feito por outras razões, como o tédio”.

3. Tomar Passos Mais Curtos E Diminuir As Capacidades Motoras Finas

Embora a perda de capacidades motoras finas possa ser um sintoma de várias doenças, incluindo a doença de Parkinson, este também é um sintoma de Alzheimer. Alguém que esteja desenvolvendo a doença de Alzheimer pode achar difícil realizar essas pequenas coisas complicadas que fazemos com nossas mãos, que a maioria de nós aceita como certas. Por exemplo, ele pode ter problemas para escrever com clareza, abotoar a camisa, atar os sapatos ou enfiar uma linha na agulha.

Existem várias causas para esta perda nas capacidades motoras que algumas pessoas com a Alzheimer sentem. Para algumas tarefas, aquelas que podemos fazer “automaticamente”, nosso cérebro desenvolveu o que é chamado de memória muscular. Assim como pessoas com Alzheimer podem perder memórias de pessoas e eventos, elas podem perder memórias musculares.

Capacidades motoras também podem ser perdidas quando uma parte do cérebro que envia sinais para os músculos é danificada. Estudos mostram que as mudanças na marcha ao caminhar, como dar passos mais curtos com uma tendência para um dos lados, são uma característica inicial da doença. Além disso, outro contribuinte para problemas motores pode ser a dormência nas extremidades, que é outro sintoma comum da doença de Parkinson, mas que também pode ocorrer em pessoas com Alzheimer.

4. Ficar Perdido E Vagando

De acordo com a Associação de Alzheimer, 6 em cada 10 pessoas com a demência vagam. Isso pode significar perder-se em lugares familiares ou um desejo insaciável de ir embora para outro lugar. No momento em que a errância de um idoso é grave, é óbvio que algo está errado, mas incidentes mais leves de perambulação podem estar entre os primeiros sinais da doença de Alzheimer. Um idoso pode chegar atrasado para um compromisso sem uma explicação, começar a perder o caminho para o supermercado ou se perder enquanto dirige em sua cidade natal.

5. Aumento Do Cochilo Diurno

Os danos no cérebro que levam a memória também podem tirar a motivação e o impulso. Pesquisas mostram que pessoas com doença de Alzheimer podem perder o interesse pela vida e se tornarem inativas. Pessoas anteriormente ativas, envolvidas e mentalmente saudáveis podem começar a se sentar em uma sala escura assistindo televisão interminavelmente, ou parecerem que estão constantemente fatigadas e desinteressadas na vida. Outro sinal da letargia causado pela doença de Alzheimer é o aumento do cochilo diurno, que nos leva ao próximo sinal físico da doença.

6. Insónia

A doença de Alzheimer causa frequentemente alterações no sono e problemas de sono. De acordo com a Associação de Alzheimer, as alterações do sono da doença de Alzheimer variam de pessoa para pessoa, mas existem algumas tendências. Os portadores da doença de Alzheimer podem ter problemas para dormir à noite. Por outro lado, eles podem dormir muito mais do que costumavam. Seu ciclo diurno/noturno também pode ficar fora de sintonia, causando o que é conhecido como Síndrome de Sundowners.

Como mencionado acima, um aumento repentino no cochilo diurno também pode ser uma indicação da doença. Mas os especialistas alertam que é normal que os idosos tenham mudanças no sono, por isso não fique alarmado se um idoso desenvolver padrões ou mudanças de sono incomuns, mas tente garantir que o médico do idoso seja informado.

7. Maus hábitos de asseio, higiene e hábitos de vestuário

Pessoas com Alzheimer, seja por esquecimento, ou devido à apatia que discutimos acima, muitas vezes deixam de cuidar de sua higiene e aparência. Se você reconhecer que um idoso que antes era arrumado ou elegantemente vestido está desalinhado, isso pode ser um sinal de Alzheimer ou demência. Tome nota se um idoso começa a usar a mesma roupa todos os dias, ou se você vê que ele de repente parou de se barbear, ou se ela não está mais escovando o cabelo. Há chances de que algo esteja errado.

Alterações Preocupantes? Não Entre Em Pânico. Visite Um Médico.

Cada um dos sinais físicos mencionados acima pode estar associado a questões relacionadas à idade, além do Alzheimer. Não aceite nenhum desses sinais como um motivo para ficar alarmado, mas também não os ignore. Nenhum desses sintomas, isoladamente, é uma forte evidência da doença de Alzheimer ou de outros tipos de demência, mas qualquer um deles é uma razão para o idoso visitar um médico e fazer uma verificação. O que quer que esteja causando uma mudança preocupante, é melhor que seja detectado antecipadamente.

Via:Daily Holics