Por: Revista Saber Viver Mais
Cláudia Valéria dos Santos, de 43 anos, doméstica e moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, ajudou a encontrar as vítimas soterradas do forte temporal que atingiu a Baixada Santista.
Essa atitude da doméstica emocionou comerciantes locais, que resolveram homenageá-la durante o Dia Internacional da Mulher, com direito a um ‘dia de princesa’, ela ganhou maquiagem, corte de cabelo e roupas novas.
Cláudia contou ao G1, que logo nas primeiras horas do dias 3 de março, já se mobilizou para ajudar nas buscas pelos desaparecidos, a chuva forte provocou deslizamentos no local, com um balde, ela auxiliou na retirada da lama que havia soterrado os moradores.
Com pouco tempo para descansar e sem se alimentar, ela trabalhou incansavelmente na retirada das vítimas e no apoio às equipes atuavam na barreira, seja no preparo de refeições ou no transporte de água aos locais onde aconteciam as buscas.
Foi na quarta-feira (4), durante o segundo dia de buscas, que a moradora conheceu a comerciante de área naval Cláudia Oliveira Costa, de 42 anos, e a família do empresário e advogado Erasmo Fonseca Junior, após o grupo de voluntários ir até à Barreira do João Guarda para auxiliar com doações de comida e mantimentos.
“Quando cheguei na barreira, ainda na terça, parecia uma cena de filme. Holofotes, pessoas correndo e gritando, muita água descendo o morro e, no meio de tudo isso, a Cláudia correndo de um lado para o outro. Fiquei arrepiada com a força daquela mulher”, lembra a comerciante.
O grupo de empresário voltou à barreira na quarta-feira para conversar com os moradores e identificar as reais necessidades de quem trabalhava no resgate e com os desabrigados, aponta Claúdia Oliveira. “Lá, conversei pela primeira vez com a Cláudia, ela já estava sem comer, acordada a 24 horas, visivelmente cansada”.
Após conversar com a doméstica, ela então contou sua história de vida, a comerciante e a família de Erasmo resolveram prestar uma linda homenagem à moradora. “Era Dia Internacional da Mulher, então na hora decidimos homenagear a Cláudia. Fiquei até com receio da reação dela, que ela não fosse aceitar sair dali, mas quando fizemos o convite, ela começou a chorar”.
Ajudada pela esposa e filha de Erasmo, Cláudia recebeu a doméstica em um espaço estético que possui em Guarujá. “Fizemos tudo o que ela tinha direito, maquiagem, cabelo, unhas. A gente também conseguiu roupas e sapatos novos para ela e um espaço para fazermos fotos da Cláudia”.
Após a sessão de beleza, o grupo também levou a moradora para um passeio na Praia das Astúrias, em Guarujá, e para um jantar na padaria de Erasmo, na Avenida General Rondon, 650, também nas Astúrias. “Minha cunhada estava cantando ao vivo e dedicou a música ‘Você é Linda’ para a Cláudia, foi emocionante”, afirma o empresário.
Cláudia disse que a homengem foi um dia de muita alegria em meio à tristeza da tragédia. “Me senti uma mulher guerreira, vitoriosa. Pensei em muitas coisas, em tudo o que aconteceu, mas me senti mais viva do que antes. Chorei muito e amei demais a homenagem”, afirma.
“Foi muito bom porque eu sentia que precisava sair dali um pouco, esfriar a cabeça. Comecei a ajudar e fiquei seis dias sem parar, comer direito. A população é muito agradecida pela ajuda das pessoas. Somos uma força só”, finaliza.
Com informações:G1
Violência infantil dentro da escola: até onde vamos chegar? Um episódio chocante em Praia Grande…
Você já percebeu como é divertido fofocar com quem você ama? Pois agora a ciência…
Médicos brasileiros documentaram, pela primeira vez no país, um caso de câncer de mama do…
Pesquisadores confirmaram que um alimento básico encontrado em armários pode ser um remédio natural eficaz…
Os smartphones tornaram-se parte integrante da vida de um número crescente de pessoas em todo…
Duas das injeções de emagrecimento mais populares do mundo podem aumentar o risco de uma…