Você sabia que a água de arroz, um alimento tão presente em nosso dia-a-dia, pode oferecer uma grande quantidade de benefícios relacionados à beleza e à saúde?

Pode até parecer estranho, mas usar a água de arroz é muito comum em vários países asiáticos, onde ela é considerada um remédio natural muito eficaz há milhares de anos. Um dos transtornos que a água de arroz pode tratar com eficácia é a diarreia, por exemplo.

Benefícios da água de arroz para a saúde

A água de arroz é rica em vitaminas do complexo B, ácido fólico, ferro, potássio, zinco e magnésio, que representam parte dos nutrientes que o arroz perde durante o processo de cozimento.

Esses benefícios podem ser aproveitados principalmente com o arroz branco, pois essa variedade perde mais nutrientes no processo do que o arroz integral. Seus principais benefícios para a saúde são:

-Proporciona energia;
-É recomendada para tratar problemas gastrointestinais como, por exemplo, diarreia, náuseas, vômitos, etc.;
-Pode chegar a prevenir a gastroenterite;
-Ajuda a regular a temperatura do corpo;
-É recomendada para mulheres grávidas, com a finalidade de melhorar e estimular a produção do leite materno;
-É ideal para aliviar as irritações na pele;
-Previne e cura a prisão de ventre.

Benefícios da água de arroz para a beleza

A água de arroz é muito usada pelas mulheres asiáticas como um ingrediente fundamental em tratamentos caseiros para a saúde da pele e dos cabelos. Sua composição única de nutrientes, vitaminas e minerais oferece uma forma simples, rápida e econômica de cuidar da beleza sem sacrifícios.

Estas são as principais maneiras para obter os benefícios estéticos que a água de arroz proporciona:

-É um ótimo tônico facial;
-Redução do tamanho dos poros;
-Melhora o aspecto da acne;
-Oferece uma capa protetora à pele;
-Ajuda a clarear a pele e a atenuar manchas causadas pela exposição ao sol;
-Previne a hiperpigmentação;
-Ajuda a combater alergias e irritações na pele;
-É um esfoliante natural;
-Ajuda a reduzir o frizz e a controlar o cabelo.

Como preparar a água de arroz?

A água de arroz não é a água que usamos para lavar o arroz antes de cozinhá-lo rotineiramente. É preciso deixá-lo mais tempo na água, para que ela obtenha os nutrientes dos grãos, que ficam inclusive um pouco translúcidos e transparentes ao final do processo.

Você só vai precisar de 4 copos de água e 1 copo de arroz branco. Coloque a água para ferver em uma panela, adicione o arroz e deixe-o cozinhando a fogo lento por cerca de 20 minutos.  Após esse tempo, coe o arroz e reserve a água obtida, guardando-a preferencialmente em um recipiente de vidro.

No caso de mulheres grávidas, é recomendável consumir de oito a dez xícaras da água de arroz por dia. Em países como o México, é tradicional aromatizar a água de arroz com canela e adoçar com açúcar. Também pode ser acompanhada com laticínios e frutos secos, mesmo que o apropriado em casos de diarreia seja consumi-la sem nenhum complemento.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Com informações: Melhor com Saúde

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS