Equilíbrio Emocional

Minha atitude afeta minha qualidade de vida, fiz a decisão de muda-la – Veja como

Por muito tempo, eu fui escrava dos meus pensamentos negativos. Eu não consigo contabilizar quantas vezes eu impedi meu avanço e perdi oportunidades por causa da minha atitude negativa.

Com o passar do tempo, percebi que certas pessoas nascem com o pensamento ‘copo meio cheio’, e outras precisam desenvolver a capacidade de mudar o pensamento do ‘copo meio vazio’.

Quando me dei conta do quanto a minha atitude afetava minha vida, fiz a decisão de muda-la, e trabalho nisso diariamente.

1 Aprendi a ser grata.

Ao cultivar o pensamento positivo, é importante estar ciente do que você tem e ser grata por isso. Toda manhã eu começo o dia com um café, papel e caneta. Todos os dias eu escrevo todas as razões pelas quais sou grata.
Começo com coisas pequenas, como ‘ontem não choveu’, ‘encontrei uma cadeira vazia no ônibus’, ‘comi minha comida favorita’. Depois, anoto algumas grandes: gratidão pela família, pelos amigos, pela saúde…

2 Mudei de perspectiva.

Às vezes, parece que o mundo está cinza, mas ao mudar de perspectiva, veremos que o sol ainda está brilhando. Gosto de fazer isso conversando com outras pessoas e entendo o ponto de vista delas.
Outra forma é através da leitura. Encontrar livros que te inspirem e te confrontem. Quando tudo mais parece estar falhando, eu mudo minha perspectiva mudando o ambiente. A rotina pode ser sufocante, então dou uma volta no parque, faço uma pequena viagem de carro e etc.

3 Melhorei como pessoa.

Uma das coisas que me deixou mais deprimida foi o fato de estar envelhecendo sem poder melhorar. Conforme fui explorando as possibilidades de desenvolver várias formas de inteligência, eu aprendi que o cérebro se desenvolve ao longo da vida. Eu pratico minha inteligência emocional e verbal lendo bastante e participando de conversas. Eu desenho, pinto, danço e procuro sempre me desenvolver de formas diversas.

4 Levo uma vida saudável.

Se teve algo que aprendi nessa jornada de vida positiva, é que comer hambúrguer e batata frita enquanto assisto TV não me leva a lugar nenhum. Pelo contrário: só me deixa mais negativa.
Uma dieta equilibrada, por outro lado, é ótima para alimentar o corpo. Atividades físicas fazem com que eu me sinta pronta para os desafios da vida. Eu consigo.

Texto originalmente publicado no Hey Sigmund, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Acorda entre 2h e 3h da manhã? Médico faz alerta importante!

Por que você sempre acorda entre 2h e 3h da manhã? Médico revela o que…

20 horas ago

NASA revela: Supercomputadores indicam data exata para o fim do mundo!

Supercomputadores da NASA revelam: a Terra tem prazo de validade — e o Sol será…

3 dias ago

“A coisa mais dolorosa da velhice não é o corpo — é o silêncio.”

Você já reparou que a gente aprende a fazer amigos quando é criança… … mas…

6 dias ago

“Você não é estranho. Talvez só seja um adulto autista”

Você sempre se sentiu “fora do lugar”? Te dizem que você é “muito intenso(a)”, “meio…

6 dias ago

A Netflix finalmente acertou! comédia estreia em 2025 e explode em audiência

Meu Ano em Oxford acompanha a jornada de Anna De La Vega, uma jovem americana…

6 dias ago

Filme com Dwayne Johnson estreia na Netflix e já é o mais visto no Brasil

Rampage — Destruição Total acompanha Davis Okoye (Dwayne Johnson), um primatologista solitário que mantém um…

7 dias ago