Conhecimento

Marido africano abandona esposa e filhas por causa de seus “estranhos olhos” azuis. Eles são de uma rara beleza!

Ao longo da história, a concepção do que é conhecido como belo e adorável vem mudando. No início, por exemplo, havia culturas que sentiam apreço e atração por pessoas com um certo aspecto definido na época.

Enquanto também, em outros, a composição facial tendeu a ser valorizada de maneiras diferentes, preferindo narizes, lábios e arranjos cosméticos diferentes daqueles que predominam hoje pelo menos na cultura ocidental. Em que, como muitos de nós sabemos, a cor dos olhos desempenha um papel importante, e quanto mais claros, mais difíceis de encontrar e, portanto, mais atrativos geram.


Alabi Rukayat Oyindamola / Facebook

No entanto, olhos claros não foram bem recebidos em todas as culturas. Como foi o caso de uma africana chamada Risikat, que junto com suas filhas chamou a atenção por seus lindos olhos azuis . Colorida no look, que normalmente já foi associada a pessoas de origem caucasiana (pele mais clara) e em raras ocasiões a habitantes do continente africano, como é o caso dela. Aquele que, infelizmente, sofreu um estigma social por ter olhos azuis.

Já seu próprio marido, Abdulwaisu Omo Dada, começou a tratá-la de forma diferente ao saber que suas filhas haviam herdado a mesma íris. Esta mulher nigeriana disse ao Punch Newspaper que ela nasceu com aqueles olhos e os passou para seus filhos. Acrescentando que também ninguém em sua família teve esse “problema” e que ela é a primeira a nascer com ele. Não esquecendo que mencionou também que seus olhos estão perfeitamente saudáveis e que nunca precisou ir ao hospital por desconforto neles, estando suas filhas nas mesmas condições ideais .


Alabi Rukayat Oyindamola / Facebook

Depois que sua primeira filha nasceu, o relacionamento entre ela e seu marido mudou, eles se separaram. E quando a segunda filha nasceu, ele a abandonou . Mais um incidente que acrescenta ao seu histórico de discriminação recebido, porque seus pais foram forçados a levá-la ao médico por causa de sua condição e as autoridades da escola pediram repetidamente a Risikat que fizessem testes para verificar se ela realmente pertencia a sua família, que não eles tinham os mesmos olhos.


Alabi Rukayat Oyindamola / Facebook

Atualmente mora com os pais, com o único desejo de criar bem as filhas , sendo a primeira uma gêmea de 5 anos, sua igual morrendo por não receber os cuidados médicos adequados. Seu caso foi divulgado por um estudante universitário chamado Alabi Rukayat Oyindamola , com a intenção de conscientizar sobre os problemas enfrentados por pessoas como Risikat devido a essa rara condição genética . Acredita-se , segundo um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, que esses olhos azuis nos africanos se originaram na costa nordeste do Mar Negro.

Texto originalmente publicado no UPSOCL livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Cientistas criam células que eliminam o câncer — e o resultado está chocando o mundo!

Uma notícia vinda dos laboratórios do MIT e de Harvard está dando o que falar…

45 minutos ago

Descubra se você tem CENOSILICAFOBIA!

CENOSILICAFOBIA: o medo curioso (e bem real) de ver o copo de cerveja vazio Você…

2 horas ago

Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15 minutos

Empresa cria “máquina de lavar humana” que limpa e seca o corpo em apenas 15…

23 horas ago

Jovem de 15 anos cria sabonete que pode ajudar a tratar o câncer de pele — e conquista o mundo!

Por que ele funciona tão bem: Em agosto de 2024, a revista TIME nomeou Heman…

23 horas ago

Cientistas descobrem que uma das causas do Alzheimer pode, na verdade, estar dentro da sua boca

Cientistas descobrem que uma das causas do Alzheimer pode, na verdade, estar dentro da sua…

1 dia ago

Mulheres constroem vila onde homens são proibidos

O Refúgio Secreto das Mulheres: Onde homens são proibidos Imagine um lugar onde você não…

2 dias ago