Um jovem empreendedor montou uma empresa: Indosole, que recicla pneus velhos e abandonados os transformando em belos chinelos, sapatos e sandálias. Um projeto sustentável que visa proteger a natureza e de quebra, tem um bom lucro.

O jovem empresário Kyle Parson é americano e desenvolveu esta ideia em 2004, e veio em um “estalo”, depois que seu chinelo se quebrou, durante uma viagem de surf em Bali.
“Eu encontrei chinelos que tinham um tecido natural por cima, estilo bem balinês. Mas quando o virei, vi que a sola era de um pneu grosso” tipo de motocicleta.

À procura de parceria

Anos depois, Kyle resolveu procurar aquela loja em Bali e propor uma parceria com a vendedora, para criação de design de chinelos e sandálias fabricados a partir de pneus reciclados.

Depois de um bom tempo de pesquisa e testes, o empresário começou a vender suas primeiras sandálias em 2009, a inovação começou a ser aceita pelo mercado e precisou montar uma equipe que coletava os pneus em aterros, praias, lojas de pneus. A ideia era proteger a natureza reutilizando essa “matéria prima”.

Assim, o negócio começou a decolar e em 2017 ele teve que construir uma fábrica bem maior para o novo processo de produção.

“Depois de algum tempo de pesquisa e desenvolvimento, criamos uma fórmula para pulverizar os pneus em um granulado e combinamos esse pó de pneu com espuma reciclada. Nada mais é que um pouco de borracha sintética para criar uma sola muito durável” afirmou ele em entrevista.

Aproveitamento de 100% dos pneus

Desta maneira, a empresa, agora consegue aproveitar 100% dos pneus reciclados para a fabricação de suas sandálias, e dependendo do tamanho da circunferência do pneu, conseguem fazer entre 8 e 10 sandálias de um único pneu.

A natureza só agradece, pois conforme depoimento do empresário, até o começo de 2021, “ evitamos que cerca de 150.000 pneus fossem parar no aterro e vamos continuar a avançar! ”

Estes produtos têm se destacado no mercado por serem uma excelente opção de sustentabilidade  com uma produção ambiental e socialmente responsável.

Os chinelos são muito confortáveis, resistentes e com um visual diferenciado, produzidos em modelos específicos para homens, mulheres e crianças.

Uma das sandálias feitas de pneu – Foto: Indosole
A empresa dele transforma pneus velhos em chinelos confortáveis e resistentes Foto: Divulgação

Com informações Nation e Kiva

RECOMENDAMOS