Coqueiros são essenciais para a vida na Índia peninsular. Eles os usam para fazer utensílios domésticos e até para suas criações culinárias. Mas, apesar de essencial para a comunidade, também gera muito lixo que acaba nas ruas, até obstruindo o ralo e causando poluição do ar quando queimado . É um problema sério.
O governo local ainda não resolveu o problema, mas um projeto poderia ajudar, usando o coco permanece por uma causa positiva.
A CocoPallet produz paletes de transporte 100% orgânicas a partir da casca do coco, que substitui as de madeira. O ponto positivo dessa iniciativa é que, assim, evitam-se o abate de árvores e o transporte de milhões de árvores.
1,7 bilhão de paletes de madeira são produzidos anualmente para exportadores asiáticos, causando o uso desnecessário de aproximadamente 200 milhões de árvores por ano, conforme o projeto definido em seu site. Definitivamente, essas árvores poderiam ser salvas e mantidas no local ou para uso a longo prazo.
Este projeto não requer tratamentos caros e prejudiciais para pragas, como a fumigação com brometo de metila. Os paletes contêm apenas fibras naturais e lignina, sem resinas sintéticas. Além disso, sua produção gera renda adicional para os agricultores locais.
Michiel Vos, fundador do projeto, improvisou com a tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Wageningen. Ele desenvolveu a ideia e concluiu o negócio.
A Ásia produz mais de um bilhão de paletes por ano. Eles exigem madeira macia que importam do Canadá, Nova Zelândia ou Europa Oriental em larga escala. Isso é sinônimo de exportar florestas inteiras para a Ásia, o que gera um enorme custo de transporte.
Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais
Você já reparou que a gente aprende a fazer amigos quando é criança… … mas…
Você sempre se sentiu “fora do lugar”? Te dizem que você é “muito intenso(a)”, “meio…
Meu Ano em Oxford acompanha a jornada de Anna De La Vega, uma jovem americana…
Rampage — Destruição Total acompanha Davis Okoye (Dwayne Johnson), um primatologista solitário que mantém um…
Sob o impacto de um dos maiores terremotos da história… Na manhã desta 30 de…
Por que estamos tão cansados, tão ansiosos, tão tristes — e por que ninguém fala…