Um fato inédito tem agitado a comunidade científica, um novo método de exame, auxiliado pela Inteligência Artificial (IA), conseguiu antever uma célula onde se desenvolveria um ponto de câncer. O curioso foi que esta técnica previu o ponto de câncer 5 anos antes dele evoluir e ficar visível.

Quase toda a população sabe o quanto a computação tem ajudado nas máquinas de diagnósticos clínicos, exemplo disto é a ultrassonografia, que consegue “ver” um órgão com nitidez e diagnosticar doenças e deformações nas diversas partes do corpo. Com estas imagens em mãos os médicos conseguem diagnosticar doenças e encaminham seus pacientes para um tratamento eficaz.

Caminhando nesta evolução, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em parceria com o Massachusetts General Hospital criaram uma técnica, utilizando a inteligência artificial (IA) que conseguiu VER COM ANTECEDÊNCIA um câncer de mama há 5 anos antes dele evoluir e se manifestar.

Para tanto, os cientistas testaram essa nova tecnologia com dados de 2009 a 2012 vindos de 90 mil mamografias de cerca de 6 mil pacientes do Massachusetts General Hospital. Assim, o sistema computacional de inteligência artificial detectou padrões muito sutis que não conseguem ser identificados pelo olho humano nos tecidos mamários, e o resultado foi surpreendente, conseguindo assim PREVER chances de desenvolvimento do câncer naqueles tecidos.

Estatisticamente falando, a inteligência artificial conseguiu prever 31 % dos casos de pacientes com alto risco, isto representa uma melhora muito significativa na prevenção do câncer, comparada às técnicas tradicionais anteriores que previam apenas 18 % destes casos.

Agora resta-nos saber quando estas técnicas estarão à disposição de toda a população brasileira.