Psicólogos da Brunel University London, na Inglaterra, realizaram um estudo sugerindo que pessoas que usam as redes sociais com frequência para reportar assuntos sobre dietas, rotinas de treinos e conquistas na academia tendem a ser narcisistas.

O estudo ainda alertou que pessoas viciadas em “selfie da academia”, podem ter problemas psicológicos. Foram recrutados mais de 500 usuários do Facebook, para a realização do estudo.

Após entrevistá-los, os pesquisadores assumiram que o hábito de publicar fotos praticando exercícios físicos é motivado por uma enorme necessidade de validação e atenção dos amigos na rede social.

Após o diagnóstico, os cientistas afirmaram que esse comportamento era o mesmo de uma pessoa que sofria de transtorno de personalidade.

Os cientistas ainda fizeram uma ponderação afirmando que embora as postagens atraiam likes e comentários de incentivo, as reações dos outros usuários em relação as fotos nem sempre são um sinal de aprovação.

A professora Tara Marshall, uma das autoras da pesquisa, comentou que embora os amigos postem comentários oferecendo apoio, secretamente eles reprovam toda essa exibição.

O estudo constatou ainda que as pessoas com menos autoestima são as que atualizam mais vezes o status de relacionamento na rede social e também as que mais postam fotos com o parceiro. De acordo com os pesquisadores, esta é a forma que esses indivíduos inseguros encontraram para fortalecer e dar mais consistência aos relacionamentos.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Fonte: Jornal da Ciência

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS