Algumas preferem ficar deitadas, descansar e curtir os últimos momentos com a barriguinha, outras já têm a vontade de dar brilho a casa.
De repente vem uma obsessão uma vontade louca de faxina, de manter a casa limpa e em ordem.
Um estudo revelou que esse desejo incessante de deixar a casa limpa e organizada, pode indicar que o bebê está a caminho. É o instinto materno querendo preparar o “ninho”.
Mas calma isso é perfeitamente normal e tem até um nome: síndrome do ninho arrumado.
Assim como as aves preparam o ninho para que seja um ambiente seguro e confortável para seus ovos, muitas grávidas experimentam uma vontade súbita e incontrolável de organizar e limpar a casa.
Você bem sabe que devia aproveitar pra dormir, mas derepente, parece uma boa ideia tirar a poeira de cima das portas (aquela que ninguém vê!) às 3 da manhã! Ou então, resolver, aos 45 do segundo tempo, fazer uma limpa naquele quartinho e livrar-se, em uma semana, da tralha que acumulou por anos.
São muitas as causas dessa aparente loucura. Além do simples instinto de oferecer um ambiente seguro para a cria, a essa altura, a ansiedade e os chutes na costela já não a deixam dormir mesmo. Então, manter-se ocupada dobrando roupas ou pintando paredes parece uma boa alternativa.
Grávidas que passam por isso costumam gastar tempo e energia com certas atividades, como:
Em primeiro lugar, saiba que você não está louca e nem precisando visitar um psiquiatra. Na verdade, essas atividades podem até ser positivas e prazerosas, desde que você não se ponha em risco e nem ao bebê.
Então, antes de amarrar um lenço na cabeça e sair subindo em escadas por aí, é importante tomar alguns cuidados e considerar estas dicas:
Depois de saber que tudo isso não passa da síndrome do ninho arrumado, uma paranóia transitória comum a outras gestantes, você está liberada para retomar aquela arrumação básica que estava fazendo.
Mas saiba que isso é só uma amostra das pequenas maluquices que a vida de mãe fará você cometer, como se pegar ninando carrinho de supermercado enquanto espera na fila, por exemplo. E acredite, a maternidade será divertidíssima, se encarada com bom humor!
Informações: 1 News
Você conhece alguém que toma omeprazol todos os dias, logo ao acordar? Talvez até você…
A Beterraba: o Alimento Natural que Pode Transformar Seu Corpo em Poucas Semanas Você sabia…
Por 25 anos, dezenas de pesquisadores brasileiros trabalharam em silêncio. Foram noites sem dormir, testes…
Fim da obrigatoriedade de autoescolas pode causar 170 mil demissões e fechar 15 mil empresas,…
A ciência confirma: os gatos estão entre as criaturas mais próximas da perfeição biológica Um…
O impossível aconteceu — e está inspirando o mundo inteiro. Lucas Jemeljanova, um menino belga…