Você, sem dúvida, viu muitas histórias nas mídias sociais divulgando o vinagre de maçã como um elixir de derretimento da gordura da barriga que pode ajudar a perder peso. Mas realmente funciona?

Muitos especialistas em saúde holística e influenciadores do Instagram confiam nisso. Mas se se você acha que o vinagre de maça realmente vai ajudar você a se espremer em um par de jeans menor,  vá com calma! Veja o que os especialistas e pesquisas realmente dizem sobre o vinagre de maçã para perda de peso.

A ciência por trás do vinagre de maçã para perda de peso

Vamos esclarecer uma coisa: há apenas uma pequena quantidade de evidências diretamente vinculando o Vinagre de maça à perda de peso em humanos. Um estudo no Journal of Functional Foods , que acompanhou 39 adultos, descobriu que os participantes que consumiram uma colher de sopa de Vinagre no almoço e no jantar, enquanto cortavam 250 calorias por dia, perderam 7 quilos em 12 semanas. Por outro lado, aqueles que cortaram o mesmo número de calorias, mas não consomem vinagre , perderam apenas 5 quilos.

Em outro estudo em biociência, biotecnologia e bioquímica , 144 adultos obesos foram aleatoriamente designados para beber um placebo ou uma a duas colheres de sopa de vinagre de maçã por dia durante 12 semanas. No final do estudo, aqueles que bebiam duas colheres de sopa tinham perdido cerca de 4 quilos, enquanto aqueles que bebiam uma colher de sopa perderam 2,5 quilos. (aqueles que beberam o placebo realmente ganharam um pouco de peso.)

No entanto, esses resultados por si só não provam que o vinagre é um aparelho de fusão de gordura mágica. “Estes estudos foram feitos em populações muito pequenas”, diz nutricionista Erin Palinksi-Wade. “Mas os resultados consistentes indicam que o vinagre pode ser uma ferramenta benéfica na redução do peso corporal.”

O que fica claro? O vinagre parece ter propriedades que poderiam potencialmente apoiar seus esforços de perda de peso. Por exemplo, um estudo de 2013 do Journal of Functional Foods sugere que beber vinagre de maçã antes de comer está ligado a picos de açúcar no sangue menores. Outro estudo de 2010 dos Anais de Nutrição e Metabolismo mostra que ter duas colheres de chá de vinagre durante o horário das refeições poderia ajudar a reduzir as quedas de açúcar e manter os níveis de açúcar no sangue estabilizados. Por que isso acontece não é totalmente claro, mas pesquisadores de nutrição como Carol Johston Phs, que estudou o vinagre na Arizona State University por anos, suspeita que compostos interfiram na absorção de alguns amidos.

Isso é importante porque os altos e baixos do açúcar no sangue tendem a levar ao desejo por lanches açucarados. “Então, se o vinagre de maçã pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, isso pode ajudar a controlar o desejo e o controle da porção, potencialmente levando a menos calorias consumidas”, explica a nutricionista registrada Amy Goodson.

Além disso, um estudo de 2014 do Journal of Food Science sugere que vinagres, como o vinagre de maçã, podem ajudar a reduzir os efeitos do diabetes e prevenir doenças cardiovasculares devido à sua atividade antioxidante. O vinagre de maçã tem altos níveis de um polifenol chamado ácido clorogênico, que pode ajudar a melhorar a saúde do coração, inibindo a oxidação do mau colesterol LDL.

Também é possível que o ACV possa fazer você querer comer menos. Um estudo realizado por Johnston no Journal ofthe Academy of Nutrition and Dietetics descobriu que os participantes que bebiam o material antes de uma refeição consumiam até 275 calorias a menos durante o resto do dia. Mas, novamente, as razões por trás disso são obscuras. O ACV pode se gabar de compostos que realmente suprimem seu apetite. Mas beber também pode ser tão desagradável que você acaba ficando desligado dos alimentos pelo resto do dia.

Então você deve tentar beber o vinagre de maçã para perda de peso?

Beber o vinagre sozinho não vai ajudá-lo a atingir seu peso ideal, mas há uma pequena chance de que ele possa apoiar os esforços que sabemos que funcionam para perda de peso, como comer uma dieta saudável e se exercitar mais.

E provavelmente não vai te machucar, dizem Goodson e Palinski-Wade – contanto que você não exagere. Como todos os vinagres, a alta acidez do vinagre de maça pode irritar sua garganta e remover o esmalte dos dentes, diz Johnston. Ficar com uma colher de sopa não mais do que duas vezes por dia, e sempre diluir em 200 ml de água, recomenda Palinski-Wade. “O vinagre nunca deve ser consumida diretamente”, ela avisa.

Quanto à melhor vinagre de maçã para beber? Você tem que escolher uma que tenha a versão “não filtrada’, versões não filtrada contêm proteínas, enzimas e bactérias saudáveis, diz Palinski-Wade.

Texto originalmente publicado no Lifestyle, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS