Duas das injeções de emagrecimento mais populares do mundo podem aumentar o risco de uma doença ocular que ameaça a visão em pessoas com diabetes tipo 2 , alertaram pesquisadores.
Uma equipe de Massachusetts analisou registros de saúde de mais de 185.000 pacientes aos quais foram prescritos medicamentos agonistas do receptor GLP-1 — uma classe que inclui semaglutida e tirzepatida, encontrada.
Esses medicamentos suprimem o apetite e são cada vez mais usados por pessoas com diabetes e obesidade para perder peso e controlar os níveis de açúcar no sangue.
Mas o estudo descobriu que eles estavam associados a um “risco modestamente aumentado” de retinopatia diabética, uma condição causada por danos aos vasos sanguíneos da retina, a camada sensível à luz na parte posterior do olho.
Se não for tratada, pode levar à perda permanente da visão.
Mesmo assim, os pesquisadores notaram que menos pessoas no estudo desenvolveram as complicações mais graves da retinopatia diabética, como cegueira, mesmo entre aquelas que já tinham a condição antes de começar a tomar os medicamentos.
A análise também não encontrou nenhuma diferença estatisticamente significativa no risco de NAION (neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica), um distúrbio raro que causa perda repentina da visão em um olho quando o fluxo sanguíneo para o nervo óptico é interrompido.
Com base em suas descobertas, os autores disseram que pessoas com diabetes tipo 2 que tomam os medicamentos devem fazer exames oftalmológicos regulares para detectar qualquer problema precocemente.