Natureza

Empresários transformam lixo plástico em “madeira”. Eles impedem que mais de um milhão de árvores sejam cortadas

Carlos Arce, Pío De Amoriza e Leonardo Cano, são três amigos e empresários que criaram um projeto que busca evitar o corte de 1,5 milhão de árvores, reciclando resíduos plásticos e transformando-os em “madeira plástica”.

Os itens de reciclagem de Mendoza, como frascos de xampu, refrigerantes e fardos para transformá-los em postes e placas de plástico, dão vida ao seu projeto Madera Plástica Mendoza, que começou em 2017.

Instagram @maderaplasticamza

“Viemos de diferentes mundos trabalhistas, mas concordamos com a preocupação com o plástico e com a necessidade de reciclá-lo. Portanto, com base em estudos da UNCuyo e em investigar empresas que fabricam madeira plástica no mundo, analisamos a possibilidade de fazê-lo aqui “, disse Leo Cano à Ecocuyo .

O empreendimento começou quando a equipe, após vários testes, adquiriu sua primeira máquina em um ferro-velho e deu vida aos seus primeiros protótipos de postes de plástico. Então um enólogo de Barrancas se interessou por seu produto.


Instagram @maderaplasticamza

“Esse foi o primeiro passo do nosso empreendimento, mas ainda enfrentávamos a necessidade de financiamento para continuar. Aplicamos um fundo de Sementes através da incubadora de empresas da cidade de Mendoza e levantamos capital que nos permitiu comprar as primeiras máquinas a reciclar em série “, disse ele a Ecocuyo Cano.

“Cada posto reciclado é chamado Vidplast, recupera mais de 10 quilos de resíduos plásticos e nossos postos instalados recuperam cerca de 6.000 quilos de lixo desse material por hectare, evitando o corte de mais de 300 árvores”, disse o grupo à Buenos Aires Economic.


Instagram @maderaplasticamza

“Emprestamos um empréstimo do Fundo de Sementes do município da capital e investimos em máquinas industriais maiores e até utilizamos nossos recursos, vendemos motocicletas, carros, instrumentos musicais e, em pouco mais de um ano, estávamos subindo”, acrescentou Cano.

Os empresários coletam plástico reciclado graças à colaboração de recuperadores urbanos, empresas agrícolas e um grupo voluntário de sete jovens chamado Botellas con amor.


Instagram @maderaplasticamza

Em relação às características do material reciclado, os parceiros detalharam que a fabricação de postes para vinhedos é feita com material plástico 100% reciclado, produzidos sem o uso de água e resistentes a intempéries, umidade, insetos e produtos. produtos químicos.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Médico de Harvard revela bebida da moda que pode matar células cancerígenas

Era uma bebida humilde do Japão , reverenciada por séculos em cerimônias tradicionais do chá.…

2 dias ago

Lua de Sangue: o espetáculo que vai parar o mundo em 7 de setembro de 2025

Prepare-se para testemunhar um fenômeno que une ciência, beleza e mistério. No dia 07 de…

2 dias ago

Minissérie italiana escondida na Netflix

Um caso real. Uma morte cheia de perguntas. Uma investigação que atravessa fronteiras.** Mario Biondo,…

3 dias ago

Não sabemos nos despedir – Fabrício Carpinejar

‘Guardamos a sensação de que não nos despedimos direito daqueles que amamos’, por Carpinejar A…

3 dias ago

“Peregrino ou Turista? Bauman Explica Quem Você É na Vida”

1. O ponto de partida Bauman usa duas metáforas para explicar como as pessoas se…

3 dias ago

Neurologista de Harvard alerta: este erro ao dormir pode acelerar o Alzheimer

## O que diz o neurologista Pedro Schestatsky? O neurologista **Pedro Schestatsky**, com pós-doutorado em…

3 dias ago