Conhecimento

Empresários criam couro vegano a partir de cactos.

Às vezes, tendemos a acreditar que não existem alternativas às quais estamos acostumados e, infelizmente, nem sempre estão corretas. Uma delas é o uso de couro nas roupas. Lembremos que se trata de pele de animal e vem do sofrimento.

Por isso um grupo de empresários mexicanos resolveu buscar uma alternativa para continuar usando aquelas roupas que tanto fazem se sentir bem.


Desserto

Adrián López e Marte Cázarez são os cérebros por trás dos couros Desserto , feitos de cacto e com ótimo desempenho para uma ampla variedade de aplicações. A intenção deles é acabar com o curtimento de peles de animais, mas não porque eles querem acabar com esse negócio, mas sim porque querem acabar com o abuso.

“O objetivo é oferecer uma alternativa sustentável e livre de crueldade, livre de produtos químicos tóxicos, fitalatos e PVC. O resultado, o Desserto, o couro de cacto vegano, é parcialmente biodegradável e possui as especificações técnicas exigidas pela indústria de moda, marroquinaria, moveleira e até automotiva”. Desserto

Os cactos utilizados são totalmente orgânicos e cultivados em fazenda, são uma boa opção pela baixa necessidade de água e seu rápido crescimento.

Especificamente em Zacatecas, as folhas maduras de cada planta são cortadas, isso para não danificar a própria planta. O processo é bastante simples, as folhas são colocadas para secar por 3 dias e nenhuma energia extra é utilizada além da solar, conforme explicado no site.

“O cacto absorve CO2 à noite porque só quando o ambiente está fresco a planta abre o seu estoma captando CO2, gerando oxigénio, absorvendo a água presente na atmosfera que normalmente provém do orvalho matinal. Essas plantas C3 precisam em média de 1.000 litros de água para produzir 1 quilo de material, enquanto o cacto precisa de apenas 200 litros, porém esses 200 litros são absorvidos pela planta através de seu mecanismo higroscópico natural”.

Esta dupla teve a ideia depois que López trabalhou na fabricação de móveis e posteriormente no setor automotivo. Cázarez trabalhou na área da moda, então se dedicou a unir seus conhecimentos, disseram ao Fashion United.


Desserto

Sem dúvida uma revolução não só no mundo da moda, mas também um grande compromisso com o meio ambiente. Seu material atende às características e especificações exigidas pelas indústrias que utilizam couro animal, portanto não há desculpa para não abandoná-lo.


Desserto

Esperamos que os designers levem isso em consideração em seus produtos, é certamente uma ótima opção que literalmente salvará vidas.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Estudante crava lápis na cabeça de colega após briga na escola

Violência infantil dentro da escola: até onde vamos chegar? Um episódio chocante em Praia Grande…

7 horas ago

Estudo revela: fofocar com o parceiro(a) deixa o casal mais feliz e conectado

Você já percebeu como é divertido fofocar com quem você ama? Pois agora a ciência…

13 horas ago

Alerta de saúde: próteses de mama podem estar ligadas a tipo raro de câncer

Médicos brasileiros documentaram, pela primeira vez no país, um caso de câncer de mama do…

13 horas ago

Cientistas identificam remédio natural que pode ajudar a tratar diabetes sem a necessidade de medicamentos

Pesquisadores confirmaram que um alimento básico encontrado em armários pode ser um remédio natural eficaz…

2 dias ago

Saiba qual é o vício do século que causa ansiedade, insônia e dores no corpo

Os smartphones tornaram-se parte integrante da vida de um número crescente de pessoas em todo…

2 dias ago

Especialistas alertam que “canetas emagrecedoras” podem deixá-lo CEGO

Duas das injeções de emagrecimento mais populares do mundo podem aumentar o risco de uma…

3 dias ago