Quando falamos em cuidar da saúde, um dos órgãos que talvez as pessoas menos dêem importância é a vesícula. Porém, se não fosse por esse órgão em formato de pêra, nosso sistema digestivo não funcionaria adequadamente.

É na vesícula biliar onde fica armazenado a bile, substância que atua para facilitar a digestão das gorduras pelo organismo.

Quando ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes na bile, cristais de cálcio e colesterol se formam e acabam se acumulando, ocasionando uma condição conhecida como colelítiase, ou cálculos biliares.

Essas pedras na vesícula podem não apresentar sintomas, porém, algumas pessoas relatam dor intensa e contínua, além de náuseas e vômitos.

Na natureza encontramos vários ingredientes que podem não só ajudar a prevenir, como também tratar alguns casos de pedra na vesícula. Conheça alguns deles:

Vinagre de Maçã

O ácido málico da maçã atua como um amolecedor e detém a produção hepática de colesterol, além de ajudar a dissolver as pedras pouco a pouco. Coloque uma colher de sopa de vinagre em um copo de suco de maçã. Tome sempre que sentir dores na vesícula.

Suco de limão

Deficiência de vitamina C tem sido associada a uma maior incidência na formação dessas pedras. Por ser rico nessa substância, o consumo regular de limão é útil para prevenir o surgimento das pedras na vesícula.

O limão também é rico em ácido cítrico e contribui para reduzir a calcificação na vesícula e a produção de colesterol. Você pode beber o suco de quatro limões, em jejum, por uma semana. É recomendado também tomar bastante água após ingerir o suco.

Hortelã

A hortelã é rica em terpeno, substância que estimula a produção dos sucos biliares, o que ajuda a amenizar os efeitos dos cálculos biliares e até mesmo dissolver alguns deles. Você pode obter esse benefício fazendo um chá com folhas de hortelã. Beba duas vezes por dia, por um mês.

Sucos vegetais

Muitos vegetais tem efeito benéfico no tratamento dos cálculos biliares. Uma boa maneira de utilizá-los é incluir em sua dieta sucos feitos com vegetais. Sucos como o de beterraba, pepino e cenoura fortalecem a função da vesícula biliar e estimulam a produção de bile.

Dente-de-leão

Por seu alto poder diurético e depurativo, o dente de leão é uma ótima alternativa, pois faz com que a vesícula funcione melhor, o que evita as pedras biliares.

Esse chá também ajuda a dissolver essas pedras naturalmente. Você pode fazer um chá com raiz seca de dente-de-leão. Recomenda-se tomar três vezes por dia, por uma semana.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

  • Siga a Saber Viver Mais no Instagram aqui.
  • Curta a Saber Viver Mais no Facebook aqui. 

Fonte:Mundão Veio Sem Porteira

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS