A FDA (Food and Drug Administration), acaba de aprovar uma droga inédita que pode direcionar e tratar mais de uma dúzia de diferentes tipos de câncer com base em um gene comum, e não na localização no corpo.

O larotrectinib é um medicamento via  oral, que teve sua aprovação acelerada após ter apresentado um sucesso notável no tratamento de cânceres em adultos e pediátricos que atualmente não têm tratamentos alternativos satisfatórios ou que progrediram após o tratamento.

Esta é a segunda droga já aprovada pela FDA que trata o câncer com base em um certo traço genético, independentemente da idade do paciente ou do tipo de câncer, e é a primeira droga a tratar cânceres que contêm o gene NTRK específico que está presente em várias doenças comuns.

“Em alguns tipos de câncer, uma parte do gene TRK se ligou a outro gene, que é chamado de fusão. Quando isso ocorre, ele leva o gene TRK a ser ligado quando não deveria estar e faz com que as células cresçam incontrolavelmente ”, disse o Dr. Ted Laetsch, professor assistente de pediatria no Simmons Cancer Center da UT Southwestern. “O que é único sobre a droga é que ela é muito seletiva; bloqueia apenas os receptores TRK ”.

Larotrectinib

A droga foi estudada em três ensaios clínicos que incluíram 55 pacientes pediátricos e adultos com tumores que exibiram a fusão do gene NTRK e não foram tratados por nenhum outro meio.

A droga demonstrou uma taxa de resposta global de 75% que foi considerada especialmente durável, com 73% dessas respostas com duração de pelo menos seis meses, e 39% com duração de um ano ou mais no momento em que os resultados foram analisados. Os eventos adversos mais graves, relacionados à neurotoxicidade e hepatotoxicidade, foram leves em mais de 90% dos pacientes.

Além disso, os resultados do ensaio clínico que recrutou apenas pacientes pediátricos mostraram uma taxa de sucesso de 93% , e nenhum dos pacientes teve que abandonar o estudo devido a um efeito colateral induzido por medicamentos.

“A aprovação de hoje marca mais um passo em uma mudança importante em direção ao tratamento de cânceres com base em sua genética tumoral, em vez de seu local de origem no corpo”, disse o comissário da FDA, Scott Gottlieb. “Sua aprovação reflete avanços no uso de biomarcadores para orientar o desenvolvimento de medicamentos e a distribuição mais direcionada de medicamentos. Agora temos a capacidade de garantir que os pacientes certos recebam o tratamento certo no momento certo”.

Empresa Fabricante vai ajudar pagar

A droga está atualmente sendo comercializada pela Bayer sob a marca Vitrakvi. Embora o custo de aquisição por atacado do medicamento seja de US $ 32.800 para um suprimento de 30 dias, a empresa tomou várias medidas para garantir que todos os pacientes que precisam de medicação para salvar vidas tenham acesso a preços acessíveis.

Para começar, a companhia insiste que, como a maior parte das companhias de seguro cobrirá os custos, a maioria dos pacientes terá que pagar apenas cerca de US $ 20 ou menos. Se houver complicações com a cobertura de seguro, a Bayer ajudará com pagamentos  caros ou fornecerá a medicação ao paciente gratuitamente, enquanto os detalhes são resolvidos.

Se tudo isso falhar, a empresa conectará o paciente a uma instituição de caridade financiada pela Bayer que fornece o medicamento gratuitamente.

Além disso, o Programa de Compromisso Vitrakvi da Bayer afirma que, se um paciente não apresentar uma resposta ao medicamento dentro de 90 dias, ele reembolsará o custo do medicamento à companhia de seguros ou ao programa do governo, segundo a Forbes.

Apresentação do medicamento:

EU aprueba nuevo medicamento para tratar 12 tipos de cánceres

Estados Unidos aprobó un nuevo medicamento para tratar e incluso curar más de una docena de cánceres #Paralelo23 http://goo.gl/kF6ZgJ

Posted by FOROtv on Wednesday, November 28, 2018

Texto originalmente publicado no Good News Network, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS