Conhecimento

Doutorando pode abandonar pesquisa da vacina contra zika por estar com a bolsa bloqueada

O anuncio feito pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira, suspendeu 3.474 bolsas de pós-graduação.

O aluno de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Túlio Macedo Lima, é mais um dos 3.474 estudantes prejudicados com o bloqueio nas bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ocorreu que para Túlio cursar o doutorado ele teve que abdicar da bolsa de mestrado que ele tinha, com isso ele acabou ficando sem auxílio nenhum, porque com o bloqueio imposto pelo MEC às bolsas consideradas ociosas, não estão sendo pagas desde abril.

Projeto Zika

Túlio gasta aproximadamente 3 horas do seu dia em deslocamento de casa até o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares da UFRJ.

O principal projeto de pesquisa e o desenvolvimento de uma nova vacina contra o vírus da Zika, em paralelo ele também estuda um novo tipo de imunização contra febre amarela, que terá menos efeitos colaterais e poderá ser produzida mais rápida.

Túlio falou que mesmo com a falta da bolsa, diz não pretender abandonar o projeto de pesquisa de vacinas contra zika e febre amarela na UFRJ.

“Eu pretendo aguardar pelos próximos meses, mas é inviável continuar no doutorado por três anos sem bolsa”, afirma Túlio.

Sem a remuneração da bolsa Túlio diz conseguir trabalhar no máximo mais seis meses, depois disso se a situação ainda não estiver resolvida e não ter acesso a uma bolsa do Capes, ele terá só duas alternativas para prosseguir com a pesquisa: Adequar o projeto para pedir financiamento de empresas ou mudar-se para o exterior.

“O projeto já está bem avançado e a gente acredita que ele é fundamental para a saúde pública. Me mudar para outro país e continuar a pesquisa em outra universidade seria ruim porque meus colegas teriam que assumir as etapas pelas quais eu sou responsável, o que atrasaria todo o processo aqui no Brasil”, explica.

Apesar do contratempo, o estudante afirma que não está espantado com o corte de bolsas da Capes. “Foram tantos acontecimentos seguidos, como o corte aos orçamentos das universidades federais, que a gente fica só triste, nem dá para ficar surpreso”, avalia.

Entendendo como funciona o Capes

A Capes é uma fundação do MEC responsável por avaliar os cursos de pós-graduação, divulgar as informações científicas, promover a cooperação internacional e fomentar a formação de professores para a educação básica.

Criada em 1951, oferece ao todo quase 200 mil bolsa de estudo em 49 áreas de estudo para universitários da rede pública e privada: são 92.253 bolsistas na pós-graduação (no Brasil e no exterior) e 107.260 bolsistas de programas de formação de professores da educação básica.

O valor das bolsas dos pós-graduandos do Capes são em média de R$ 1,5 mil para o mestrado e de R$ 2,2 mil para o doutorado. O valor não sofre variação de acordo com a região é fixo para todo o país.

Atualmente há 10 programas ativos da Capes em que o estudante pode solicitar bolsa. O pedido pode ser feito junto à universidade ou direto na Capes.

Com informações:G1

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Jovem salva quatro pessoas em resgate dramático após carro cair em rio no Mississippi

Jovem salva quatro pessoas em resgate dramático após carro cair em rio no Mississippi Corion…

30 minutos ago

Nova NR-1 entra em vigor e obriga empresas a mapear estresse e sobrecarga no trabalho

Nova NR-1 entra em vigor neste ano e muda regras sobre saúde mental nas empresas…

19 horas ago

Cardiologista alerta: 7 sinais nos pés que podem indicar que o fígado não vai bem

Esses 7 sinais nos pés podem indicar que o fígado não vai bem; veja o…

19 horas ago

Nem Brasil, nem Argentina: este é o país mais belo da América — e não tem comparação

Nem Brasil, nem Argentina: México é eleito o país mais bonito da América Latina Uma…

19 horas ago

O dia vai virar noite: o eclipse mais longo do século está chegando e não se repetirá por 100 anos

O mundo da astronomia já tem data marcada para um evento histórico. Em 2 de…

2 dias ago

“Pouca gente sabe, mas esta cidade criada por norte-americanos é hoje uma das melhores para viver em São Paulo”

Fundada em 1875 por imigrantes norte-americanos, a cidade de Americana, no interior de São Paulo,…

3 dias ago