Conhecimento

Diretor da OMS alerta: Com a reabertura dos estabelecimentos, “escolhas pessoais vão fazer a diferença entre a vida e a morte”

Por: Revista Saber Viver Mais

O fato dos países com alto indice de contaminação estarem reabrindo os estabelecimentos, está gerando uma preocupação muito grande para o atual diretor-geral da OMS, Tedros Adahnon.

Segundo ele as escolhas pessoais partir de agora vão “fazer a diferença entra vida e morte”, neste momento da pandemia. Ele alerta que agora mais do que nunca cada indivíduo vai ser tornar mais responsável por sua segurança e a das pessoas que estão à sua volta.

“Não voltaremos ao antigo normal”

Com a grande flexibilização acontecendo em praticamente todo o planeta, a Organização Mundial da Saúde (OMS), fez um alerta nesta quinta-feira, sobre o aumento da responsabilidade de cada pessoa para ajudar a barrar a transmissão da Covid-19. “Não voltaremos ao antigo normal. A pandemia já alterou a forma como levamos a vida”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.


Tedros Adhanom Ghebreyesus — Foto: Salvatore Di Nolfi/Keystone/AP

O diretor foi enfático em dizer para as pessoas não esperarem somente que os outros cuidem da sua segurança diante da ameaça do vírus: é preciso tomar decisões sábias e responsáveis neste momento.

“Onde vão, o que fazem e com quem se encontram devem ser encarados como decisões de vida e morte”, disse o diretor-geral. “Suas escolhas podem fazer a diferença entre a vida e a morte para um ente querido ou para um estranho.”

Tedros também pediu para que cada indíviduo conheça a realidade de onde mora e tome os cuidados necessários sugeridos pela OMS. “Conhece o número de casos relatados na sua região? Sabe onde encontrá-los?”, questionou Tedros. “Está higienizando suas mãos frequentemente? Está seguindo as recomendações das autoridades locais?”

Por fim o diretor da OMS tomou como exemplo os jovens que militam em torno de causas ambientais e raciais. Ele disse que agora é hora de se mobilizar pela garantia da saúde como um direito humano. E conclamou esses jovens a iniciar um movimento. “Precisamos que os jovens comecem um movimento global em torno da saúde”, disse.

Com informações:G1

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Anvisa proibe picolé de creatina no Brasil

O produto que prometia ser a nova moda do mundo fitness virou caso de saúde…

1 dia ago

Filme da Netflix Surpreende o Mundo: Cotado ao Oscar e Com 95% de Aprovação

Prepare-se: “Sonhos de Trem” não é apenas mais um lançamento da Netflix. É o novo…

2 dias ago

Utqiaġvik: o povoado que acaba de mergulhar em 65 dias de escuridão — e só verá o sol de novo em 23 de janeiro

Prepare-se: esta história parece tirada de um filme pós-apocalíptico, mas acontece de verdade — agora…

2 dias ago

Sem escola na infância, ela defendeu seu TCC aos 70 anos — e viralizou

Aos 70 anos, filha de quebradeira de coco babaçu apresenta TCC e quebra um ciclo…

3 dias ago

Com 60% de deserto e quase sem água, Israel faz o “milagre agrícola” moderno

Com 60% de deserto e quase sem água, Israel faz o “milagre agrícola” moderno —…

3 dias ago

5 gestos corporais para voce identificar uma pessoa invejosa

5 gestos corporais que entregam uma pessoa invejosa — e a psicologia explica cada um…

4 dias ago