Emagrecer não é uma tarefa fácil, disso todos nós já sabemos.

Entretanto, estudos afirmam que associar o chá-mate a uma dieta balanceada pode oferecer nutrientes ao organismo, ajudando a emagrecer – e reduzir a cintura.

O chá-mate contém substâncias estimulantes que facilitam a queima da gordura em excesso presente no corpo, além te possuir ações diuréticas e adstringentes que promovem a eliminação das toxinas. A erva mate ainda pode reduzir a fome e acelerar o metabolismo.

Benefícios do Chá-Mate

De acordo com pesquisas científicas recentes,  a folha que dá origem ao chá tem ações diurética e adstringente, ajudando a  eliminar toxinas – substâncias que, acumuladas em excesso no organismo, não só prejudicam a perda de peso como engordam.

o Chá-mate possue outras vantagens, ajuda reduzir o apetite e acelera o metabolismo. Uma das primeiras pesquisas relacionando o chá-mate ao emagrecimento aconteceu na Universidade de Lausanne, Suiça.  “Pessoas acima do peso que beberam o chá com frequência perderam gordura corporal com mais facilidade”, informou a pesquisadora Vanessa Franzen Leite, nutricionista da Clínica de Emagrecimento, Saúde e Beleza, em Porto Alegre.

Um dos principais componentes responsáveis pelo auxílio no emagrecimento, presente na erva-mate, é a cafeína. A cafeína possuiu ação lipolítica, que atua na queima da gordura excessiva presente no corpo.

Como seguir a dieta do Chá-Mate

Para perder peso, a recomendação é tomar no mínimo 1 litro do chá por dia – o equivalente a cinco xícaras ou quatro copos grandes – e no máximo 1,5 litro. Mas sempre longe da comida. “A cafeína atrapalha a absorção de vitaminas e minerais, especialmente ferro e cálcio, quando consumido junto com as refeições principais”, avisa Vanessa Franzen Leite. Por isso, beba o chá até 20 minutos antes ou depois do almoço ou jantar. Nesse momento, a bebida também estimula os movimentos do intestino, favorecendo a digestão e o emagrecimento.

Posso beber o chá com açúcar?

Se quiser perder peso, beba o chá sem açúcar ou com adoçante. Para amenizar o sabor amargo, uma boa estratégia é bater a infusão com uma fruta adocicada, como abacaxi, maçã e melão.

Depois de pronto, ele deve ser consumido em 24 horas, quando ainda mantém as propriedades terapêuticas preservadas. Isto é, se, durante esse período, a bebida tiver ficado na geladeira ou numa temperatura abaixo de 4 ºC.

Apesar de o chá-mate ter propriedades incríveis, não espere perder peso apenas com o consumo do mesmo. É fundamental associar o consumo do chá a uma dieta saudável com poucas calorias.

Como Preparar

Após 70°C, ou até as primeiras bolhinhas começarem a surgir, adicione 2 colheres de sopa (ou 110 g) de erva-mate torrada – ou a versão utilizada no chimarrão e tererê. Desligue o fogo e tampe a panela, deixando a mistura descansar por aproximadamente 10 minutos.

Após esfriar, coe e consuma morno ou gelado, com pedacinhos de fruta, gotinhas de limão ou laranja e canela.

Existem contraindicações?

A erva-mate dispõe de cafeína, não sendo recomendada para pessoas hipertensas. Para pessoas com insônia é importante tomar a última xícara do chá até, no máximo, às 17h da tarde.

O consumo do chá-mate com o intuito de emagrecimento também não é recomendado para gestantes.

Informações: Boa Forma

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS