O amendoim pode ser classificado corriqueiramente como castanha devido ao seu perfil nutricional, porém, ele pertence à classe botânica das leguminosas, ou seja, é parente do feijão, lentilha, ervilha etc.

O amendoim normalmente é consumido torrado, salgado, cru ou sob forma de manteiga de amendoim.

Esse alimento sem dúvida é uma fonte de energia, ele oferece 600 calorias por cada 100 gramas consumidas, contém ainda uma quantidade significativa de gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, além de ser rico em proteínas.

Os amendoins são ainda ricos em vitaminas e minerais, tais como o zinco, cálcio, magnésio, ferro e fósforo.

Quais os benefícios do amendoim?

A composição nutricional garante excelentes benefícios do amendoim à saúde. Entenda a seguir para que serve exatamente:

Para o coração:

São ricos em ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a reduzir o colesterol mau, a prevenir doenças cardíacas e a melhorar a qualidade do sangue.

O amendoim também é rico em antioxidantes como o ácido oleico, que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e dificulta a formação de placa e o acumulo de gordura nas artérias.

Evitam o desenvolvimento de coágulos, possuem Beta-sitoserol, que ajuda na redução a absorção de colesterol.É rico em vitamina E, aminoácidos e resveratrol, que reduzem o risco de problemas cardíacos e a pressão arterial.

Ajuda a proteger contra o câncer

Pesquisas demonstraram que devido à presença de algumas substâncias como fitoesteróides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol, o amendoim pode ajudar na prevenção do câncer de cólon, que é o terceiro câncer mais comum e um dos mais letais.

Em um grande estudo de mais de 10 anos e 20 mil voluntários, comer amendoim pelo menos duas vezes por semana foi associado a um risco 58% menor de desenvolver câncer em mulheres e 27% em homens. Portanto, o consumo frequente deste alimento pode ser mais um aliado na luta contra essa doença tão grave que é o câncer.

Benefícios para a memória:

Possuem bioflavonóides, que melhoram a circulação sanguínea cerebral, e niacina, que melhora a memória e as funções cerebrais, contêm vitamina B2, importante para o funcionamento cognitivo e para evitar doenças como a de Alzheimer.

Possuem resveratrol, riboflavina, tiamina, ácido pantoténico, vitamina B6 e folatos, que reduzem o risco de desenvolvimento de doenças nervosas degenerativas.

Ajuda na perda de peso

O fato de o amendoim ser um alimento rico em gordura e calórico pode fazer com que associá-lo à perda de peso pareça uma contradição. Mas não é bem assim, o amendoim, se consumido em quantidades moderadas pode ser um forte aliado na briga com a balança. Estudos indicam que pessoas que consomem castanhas (considerando o amendoim como castanha também) ao menos duas vezes por semana tem uma probabilidade menor de ganhar peso.

O consumo de fibras também é muito importante para quem deseja perder peso, ajudando na saciedade e no funcionamento do intestino e o amendoim é excelente fonte de fibras, contém 2g do nutriente em duas colheres de sopa.

É uma ótima opção, em pequenas quantidades, para o lanche entre refeições, diminuindo a fome e evitando o consumo de outros alimentos industrializados carregados em açúcar e gorduras ruins.

Ajuda a prevenir o diabetes

Pesquisadores descobriram que consumir, pelo menos 5 vezes por semana, uma quantidade de 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes em quase 30%. A pesquisa foi publicada no Journal of the American Medical Association. Um maior número de estudos e investigações sobre esse benefício do amendoim devem ser realizados, porém já podemos considerar o resultado como um potencial do alimento.

Apesar de todos os benefícios, como qualquer alimento, este deve ser consumido com moderação, e é importante ter atenção a possíveis alergias.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações: Papo Honesto

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS