A avenca também conhecida como Adiantum veneris, é uma planta ornamental, é cultivada em diferentes partes de todo o mundo. Mas o que muitos não sabem é que ela tem muitos benefícios a saúde.

Essa planta é muito utilizada para controlar os sintomas de reumatismo, também muito comum um tratamento respiratório feito a partir do extrato de folha de Avenca, utilizado como xarope.

Aqui no Brasil, as folhas são utilizadas para preparar fórmulas antibióticas para tratar tosse, bronquite e até calvície. A Avenca também é  capaz de tratar diferentes doenças do fígado e do sistema biliar, incluindo cálculos biliares e hepáticos.

Na Índia, é aliada da medicina Ayurvédica, principalmente por seu efeito de resfriamento e pelo tratamento de feridas.

Chá

O chá de Avenca é bem tolerado e os efeitos colaterais são mínimos. Conheça o benefício desse poderoso chá para sua saúde:

  • Tratamento para doenças do trato respiratório superior
  • Tratamento para distúrbios sanguíneos
  • Ação antimicrobiana e Antiviral
  • Prevenção contra perda de cabelo
  • Fortalecimento da saúde do fígado e da vesícula biliar

Como preparar o chá de  Avenca

Para preparar o chá de Avenca, deve-se ferver um litro de água e adicionar 2 colheres (de sopa) da planta. Desligue o fogo e rapidamente abafe a mistura por cerca de 10 minutos. Tome de 2 a 3 xícaras durante o dia, com intervalos menores que 12 horas.

Contraindicações

Pessoas com a glicemia alterada, gestantes e mulheres com canceres estrogênio-positivos não é aconselhável consumir a Avenca. O ideal é que essas pessoas evitem o consumo desta planta.

Com informações:Cura pela Natureza

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS