Quem disse que você não pode provar os trópicos em sua própria sala de estar? Os abacaxis são fáceis de cultivar como plantas de casa, e você pode começar com uma coroa de abacaxi na cozinha. O enraizamento leva alguns meses e provavelmente leva de dois a três anos para obter frutas, mas, enquanto isso, você pode apreciar a folhagem tropical espetada e a diversão de cultivar um tratamento tropical.

Veja como enraizar e cultivar abacaxi dentro de casa em sua casa. O abacaxi é um tipo de bromeliácea, o que os torna primos do musgo espanhol e das bromélias coloridas comumente cultivadas como plantas de casa. Como outros tipos de bromélias, o abacaxi é capaz de absorver um pouco de água e nutrientes através de suas folhas, além de suas raízes.

Uma planta madura de abacaxi em vaso chega a um metro de altura. Levará pelo menos um ano de crescimento para obter uma planta desse tamanho. Você pode colocar o vaso ao ar livre durante o verão, mas precisará trazer a planta de abacaxi para dentro antes da primeira geada do outono.

Como enraizar uma coroa de abacaxi

Siga estas etapas simples para iniciar sua planta de abacaxi:

Etapa 1:

Compre abacaxi fresco: Na próxima vez que comprar um abacaxi fresco para comer, escolha um que esteja igualmente maduro, com um bom conjunto saudável de verde folhas no topo. Evite os que estejam maduros demais ou que tenham folhas mortas ou com aparência de doente.

Etapa 2:

Corte a coroa de abacaxi: Usando uma faca afiada, corte a parte superior do abacaxi bem perto da coroa. Corte cuidadosamente a casca e as frutas restantes – é importante remover qualquer polpa de frutas que apodreça mais tarde. Em seguida, faça fatias muito finas na haste, até ver um anel de pontos marrom. Essas são as “raízes primordiais”, as raízes não formadas que você está prestes a cultivar.

Etapa 3:

Remova as folhas do caule: Retire algumas das folhas inferiores da haste do abacaxi, expondo cerca de uma polegada da haste nua.

Etapa 4:

Permitir que o talo seque: Deixe a coroa de abacaxi de lado por alguns dias para permitir que a ferida seque. O abacaxi é muito suscetível à podridão, por isso é importante secar a parte cortada antes do plantio.

Etapa 5:

Plante o caule de abacaxi:

Encha um vaso de flores de 15 a 20 cm (a argila é melhor, mas qualquer vaso serve) com uma mistura leve e de drenagem rápida – como a mistura de envasamento de cacto – ou uma mistura de turfa, areia e perlita. Se quiser, você pode mergulhar o final no hormônio de enraizamento antes de plantar. Plante a coroa de abacaxi com cerca de 2,5 cm de profundidade, firmando suavemente o solo ao seu redor.

Etapa 6:

Caule de abacaxi com água: Molhe o caule de abacaxi com muita leveza, apenas o suficiente para umedecer o solo – um frasco de spray funciona bem para isso. Coloque a panela em uma janela brilhante e regue a planta quando estiver seca, apenas o suficiente para mantê-la úmida. Não use fertilizantes ainda. Para evitar o excesso de rega, algumas pessoas colocam a panela em um terrário ou em um saco plástico levemente selado, para permitir que a planta recicle sua própria água.

Etapa 7:

Aguarde o abacaxi enraizar: Vai demorar cerca de 1 a 3 meses para o seu abacaxi enraizar. Para testar o progresso, puxe com cuidado a coroa para ver se ela está se segurando no solo. Não se esforce o suficiente para quebrar as raízes.

Etapa 8:

Repote a planta de abacaxi:  Depois que o abacaxi estiver firmemente enraizado, ele começará a crescer novas folhas a partir do centro. Nesse ponto, você pode repotear a planta em uma panela de 10 ”a 12”, usando uma mistura de envasamento rica mas rápida. Após cerca de um ano de crescimento, você pode movê-lo para sua casa final em uma plantadeira grande de 5 galões.

Texto originalmente publicado no Cactus and Succulents, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Saber Viver Mais

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS