O corpo humano precisa de diversos nutrientes para se manter saudável e funcional: proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas.

Eles são responsáveis por funções importantes no organismo e quando estão em níveis abaixo do normal, podem acabar gerando algumas deficiências nutricionais.

A deficiência de vitamina B12 é considerada uma das principais deficiências nutricionais do mundo; um estudo de 2004 mostrou que essa é uma grande preocupação em muitos países, tais como E.U.A, Índia, México, América Central, América do Sul e em certas áreas da África.

A vitamina B12 beneficia o seu humor, nível de energia, memória, coração, pele, cabelo, digestão e muito mais.

Neste artigo, descubra quais são os principais benefícios dessa vitamina:

1. Sistema nervoso saudável

A vitamina B12 beneficia diretamente o sistema nervoso e ajuda a mantê-lo na forma perfeita. Quando esta vitamina é escassa, você pode desenvolver formigamentos irritantes nas extremidades e / ou dormência nas mãos, pernas ou pés.

A vitamina B12 ajuda a produzir a proteger seus nervos. Quando você está deficiente dela, suas células nervosas podem não funcionar adequadamente.

2. Sua saúde bucal

Sua língua pode dizer muito sobre sua saúde, e deficiência de vitamina B12 pode ser um dos problemas que ela mostra. Uma deficiência leve pode desencadear inflamação da língua.

Essa condição dolorosa pode afetar a maneira como você fala e come. Sua língua pode ficar vermelha e inchada ou parecer lisa, já que os pequenos inchaços que contêm as papilas gustativas esticam e desaparecem.

3. Saúde Do Coração

Beneficia a saúde cardiovascular de várias maneiras, o que é importante considerando o fato de que a doença cardíaca é atualmente uma das principais causas de morte em todo o mundo. Ajuda a reduzir os níveis elevados de homocisteína, que agora é considerado um importante fator de risco para doenças cardíacas.

A homocisteína é um aminoácido, e os seus níveis no sangue são influenciados pelos níveis sanguíneos de vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina B12. A vitamina B12 auxilia na prevenção de ataque cardíaco e derrame, reduzindo os níveis elevados de homocisteína no sangue. Há também alguma evidência de que ela ajuda a controlar os níveis elevados de colesterol e pressão arterial alta

4. Benefícios à visão 

Outra função vital dos benefícios da vitamina B12 é a nossa visão, e a deficiência dessa vitamina está tipicamente relacionada a danos no sistema nervoso que afetam o nervo ótico. A melhor defesa é um bom ataque.

A vitamina B12 pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como carnes, aves, peixes e laticínios. Se você não come alimentos de origem animal, pode obter vitamina B12 de alimentos fortificados ou um suplemento.

5. Ajuda Na Digestão

Devido ao seu papel na produção de enzimas digestivas, a vitamina B12 é necessária para manter o metabolismo saudável e a diluição dos alimentos no estômago. Ela ajuda a promover bactérias saudáveis dentro do ambiente intestinal.

A eliminação de bactérias nocivas no trato digestivo – e simultaneamente a presença de bactérias benéficas – é o que impede distúrbios digestivos como a doença inflamatória intestinal ou cândida.

6. Melhora a aparência

As pessoas com deficiência de vitamina B12 frequentemente parecem pálidas ou têm a pele levemente amarelada. Falhas na produção de glóbulos vermelhos do seu corpo afetam o tamanho e a força dessas células.

Eles podem ser grandes demais para viajar pelo corpo, resultando em pele pálida. Se eles forem muito frágeis, podem quebrar e causar um excesso de bilirrubina, o que resulta em um tom de pele amarelo-alaranjado.

Onde encontrar a vitamina B12

Agora você sabe que a vitamina B12 é importante para o seu organismo e que, portanto, é essencial que você mantenha um consumo adequado dela.

Vale lembrar que a quantidade indicada de consumo para adultos é de 2,4mg por dia. Mas então, onde encontrá-la?

Embora a taxa exata de absorção dependa da saúde digestiva de cada pessoa; veja as principais fontes de alimento que fornecem vitamina B12:

  • Carne de boi e fígado de frango;
  • Salmão;
  • Arenque;
  • Cavala;
  • Sardinhas;
  • Atum;
  • Truta;
  • Lombo bovino;
  • Cordeiro;
  • Ovo;
  • Mariscos;
  • Algas azuis-verde comestíveis;
  • Kefir e os seus derivados

A absorção da vitamina pode ser dificultada, com um histórico de alcoolismo ou tabagismo intenso.

Além do álcool e a nicotina a longo prazo, o uso de antibióticos também pode reduzir a capacidade do estômago para absorver e usar essa vitamina.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Informações: Dr. Juliano Pimentel

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS