O menino nigeriano Chika Ofili recebeu reconhecimento por sua descoberta. Com apenas 12 anos, Chika Ofili descobriu uma nova fórmula matemática que facilita o estudo da matéria.

Em um artigo em uma revista educacional, sua professora de matemática, Miss Mary Ellis, que também é chefe do departamento de matemática da Westminster Under School, disse que o menino nigeriano descobriu a nova fórmula depois de uma tarefa que designou, segundo Business Insider relatado.

Ellis deu a Chika um livro chamado Primeiros passos para resolver problemas para estudar durante as férias, que continha vários testes de divisibilidade, que são usados ​​para determinar rapidamente se um número é exatamente divisível por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9 antes de começar a dividir.

No entanto, não havia provas para verificar a divisibilidade por 7, porque não há uma fácil ou memorável. Mas Chika Ofili resolveu esse problema.

Ele descobriu que, se você pegar o último dígito de qualquer número inteiro, multiplique-o por 5 e adicione-o à parte restante do número, obterá um novo número. Se esse novo número é divisível por 7, o número original é divisível por 7.

Chika mostrou sua nova fórmula em frente ao corpo docente da escola. Em seguida, Miss Ellis conseguiu um especialista em matemática para testar a teoria. Essa pessoa era Simon Ellis, seu irmão mais novo, que também ensinava matemática.

Ele testou a teoria e escreveu uma prova algébrica para ela. Ele também descobriu que o teste funciona se você começar a multiplicar o último dígito por 12, 19, 26, 33 … e adicioná-lo à parte restante do número.

Texto originalmente publicado no UPSOCL, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS