Sempre foi dito que mandar as crianças para a cama cedo é importante para sua saúde, mas também para o bem-estar de seus pais. Isso acabou de ser confirmado por um estudo realizado pelo Murdoch Children’s Research Institute em Melbourne, Austrália, realizado com uma amostra de 3600 crianças nos primeiros 9 anos de vida.

Os resultados mostraram que nas famílias em que as crianças iam para a cama antes das 20h30, não somente elas eram mais felizes e saudáveis, mas também os adultos. Como é fácil entender, a razão está no fato de que, dessa forma, há mais tempo para o casal falar e passar a viver sua própria intimidade.

O papel do sono na infância

o papel do sono em termos de saúde geral é fundamental, especialmente em um período sensível, como a infância. A falta ou escassez de descanso e sono no menor tem efeitos sobre o seu desenvolvimento físico e cognitivo.

A pesquisa submeteu as mães e pais a questionários com intervalos de dois anos, ou seja, em crianças entre 4 e 5 anos, sempre o mesmo entre 6 e 7 anos de idade e novamente entre 8 e 9 anos de idade. As informações recolhidas permitiram observar que os níveis de melatonina, o hormônio do sono e relaxamento, atingia um pico em torno das 20 horas. Outro aspecto interessante de ir dormir cedo também foi observado: os efeitos positivos na qualidade de vida de crianças eram evidentes, independentemente de quanto realmente tivessem dormido. Deve ser enfatizado que, quanto mais cedo a criança vai para a cama mais é provável que ela durma o número de horas recomendado:

De 4 a 12 meses de 12 a 16 horas
De 1 a 2 anos de 11 a 14 horas
De 3 a 5 anos de 10 a 13 horas
De 6 a 12 anos de 9 a 12 horas
De 13 a 18 anos de 8 a 10 horas

Melhorar a qualidade do sono das crianças

Esclarecida a importância para as crianças de irem dormir cedo, aqui estão algumas dicas práticas para melhorar a qualidade do seu descanso:

-Mantenha a mesma rotina o máximo possível no final do dia.
-Sempre mande as crianças para dormir no mesmo horário.
-Antes de dormir, evite as telas (TV, tablet, PC, smartphone) porque elas atrapalham o sono
-Espere um pouco depois do jantar. Passse algum tempo com as crianças antes de dormir, conversando com elas sobre o dia ou lendo uma história para dormir.

  • Siga a Revista Saber Viver Mais no Instagram aqui.
  • Curta a Revista Saber Viver Mais no Facebook aqui. 

Fonte:Olha que Vídeo

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS