Por: Revista Saber Viver Mais

A cidade de Bordesholm, na Alemanha, realizou um importante teste na semana. A pequena cidade trocou toda a sua fonte de energia convencional por energia renovável por uma hora, e os seus habitantes não notaram hora alguma qualquer variação na energia.

As 7.500 lâmpadas e toda a iluminação da cidade ficaram por uma hora com 100% da energia totalmente renovável, mesmo que só por uma hora o feito é extraordinário.

Teste

No teste feito eles foram completamente desconectados da rede elétrica, após uma hora a cidade se reconectou e nenhuma pessoa de fato notou a diferença. A fonte de alimentação em Bordesholm foi habilitada por um sistema de armazenamento de 10 MW e pelos inversores de bateria Sunny Central Storage fabricados pela SMA Solar Technology.

O sistema de baterias ajuda a estabilizar a fonte de alimentação e integrar a energia renovável, fornecendo uma redução nas emissões de carbono locais. Além disso, foi projetado para fazer parte de uma “rede local independente” com recursos completos de ilhamento se necessário.

Esse sistema renovável é útil quando ocorrem falhas de energia e ajudam a ativar a rede elétrica em operação.  Boris Wolff, vice-presidente executivo de soluções de armazenamento da SMA, falou da importância desse teste. “Este teste bem-sucedido é um marco importante na transição energética”.

Isso resolve um grande problemas das energias renováveis até agora: a sua intermitência em muitos momentos, já que dependem de fatores externos para gerar energia. Isto é, necessitam de vento (eólica) ou luz solar (solar), fatores que não estão sempre disponíveis, como combustível em uma termoelétrica ou a movimentação dos rios, como em hidroelétricas.

Feito grande

Mas a verdade é que o fato de ninguém notar a mudança da rede elétrica para energia renovável, foi um grande feito em si. “Demonstrou que as energias renováveis podem fornecer energia sem afetar a estabilidade do sistema. De fato, nossos inversores de bateria Sunny Central Storage e o SMA Hybrid Controller fornecem à rede da ilha uma estabilidade e qualidade de energia ainda maiores do que a rede elétrica”, continuou Wolff.

O fornecedor local de energia, o diretor administrativo da VBB (Versorgungsbetriebe Bordesholm), Frank Gunther, afirmou que tal teste foi uma “demonstração impressionante de como já é possível e economicamente rentável expandir sistematicamente as energias renováveis, juntamente com as capacidades de armazenamento necessárias, sem comprometer a confiabilidade do fornecimento”.

Após o sucesso, novos testes deverão ser feitos em breve com sistemas elétricos cada vez mais complexos.  “A desconexão, a operação da rede de ilhas e a ressincronização com a rede de concessionárias ficaram sem problemas. O sistema de armazenamento supria toda a demanda de eletricidade da cidade, que poderia ser suprida exclusivamente a partir de energias renováveis”, disse o engenheiro de desenvolvimento de sistemas da SMA, Paul Robert Stankat.

Com informações: Gooodees News

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS