Ponta Grossa, cidade localizada no Paraná, achou uma maneira bem diferente de incentivar sua população a descartar os pneus usados e recicláveis de forma correta.

No município a destinação dos resíduos é um desafio muito grande, é possível ver os pneus jogados a céu aberto em qualquer lugar.

Programa Feira Verde

Graças ao programa “Feira Verde”,  o cenário promete mudar, os moradores são convidados a trocar pneus usados por frutas, verduras, legumes, ovos e mel.

Para participar é superfácil e não precisa nem de inscrição! Basta acessar o site da iniciativa  e conferir o cronograma com as datas e locais onde a Feira Verde estará montada. A troca por alimentos pode ser feita com pneus usados ou ainda com materiais recicláveis. A única regra é que cada morador leve até 20 quilos de resíduos para fazer o escambo. Assim tem para todo mundo!

E para deixar tudo mais bacana, 100% dos produtos oferecidos na feira são cultivados por produtores locais que praticam agricultura familiar. E mais: os resíduos coletados por meio da iniciativa são destinados a quatro associações de catadores de materiais recicláveis.

Assim, numa tacada só, a cidade resolve o problema da destinação incorreta de resíduos, incentiva hábitos de alimentação mais saudáveis entre a população e fomenta os mercados da reciclagem e da agricultura familiar. É ou não é uma iniciativa e tanto para ser replicada pelo resto do Brasil?

O projeto já faz sucesso em Ponta Grossa desde 2017, foram mais de 13 mil pessoas que participaram da Feira Verde e 136 produtores locais foram beneficiados.

Com informações:The Greenest Post

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS