Por: Saber Viver Mais

Pelo segundo dia consecutivo choveu na Austrália nesta sexta, 17, e está sendo de grande ajuda aos bombeiros no combate aos incêndios que devastam o sul do país.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as últimas chuvas foram as mais intensas que caíram em dez anos nas regiões próximas aos incêndios, isso é uma “excelente notícia

Com o clima mais úmido existe uma grande perspectiva para a equipe n resgate de coalas no leste e no sul do país. Muitos dos animais afetados tiveram seus habitats destruídos. Desta forma, especialista alertam inclusive que existe risco de extinção para algumas espécies da região.

Coalas

Os coalas chamam a atenção do mundo, as fotos desse animais salvos da chamas se espalham rapidamente pelas redes sociais.

Nesta sexta-feira, alguns coalas e outro animais que pertencem ao parque de répteis da Austrália, na costa leste de Novo Gales, tiveram que ser resgatados das águas, devido à grande chuva na região.

“É incrível, na semana passada tivemos reuniões diárias sobre o perigo iminente dos incêndios. Hoje, toda equipe está no terreno, encharcada, lutando para proteger os animais e proteger o parque da água. Não temos inundações assim há 15 anos”, disse o diretor do parque, Tim Faulkner.

Incêndios fora de controle

Mesmo com tanta chuva a ameaça de incêndios ainda continua fora de controles em 30 locais. Dezenas estão ativos no estado vizinho Victoria. A chuva ainda não caiu na Ilha de Kangoroo, um verdadeiro santuário para uma fauna e flora excepcionais, localizada ao sul, na costa de Adelaide.

As chamas já devastaram grande parte do parque nacional desta ilha, matando grande parte da população de coalas e está ameaçando erradicar completamente algumas das espécies de pássaros e marsupiais.

A temporada de incêndios na Austrália foi agravada pelo clima particularmente quente e pela ausência de chuva nos últimos meses neste imenso país, devido às mudanças climáticas.

Incêndios já duram 4 meses

Os incêndios começaram em setembro e pela magnitude e duração já é considerado sem precedentes, já foram 28 mortos, centenas de casa e já mataram mais de 1 bilhão de animais.

Outro dano sentido é na economia a Austrália perderá bilhões de dólares em receitas de turismo. Por causa dos incêndios, muitos visitantes estrangeiros cancelaram suas viagens ao país.

Com informações: Isto É

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS