Conhecimento

Casal de turistas acham salgadinho vencido há 20 anos no mar e post viraliza

Um casal de turistas encontrou uma embalagem de salgadinho, que exibia uma data de validade de 2001, enquanto faziam uma trilha em Cananéia, no litoral de São Paulo.

Estava há uns cinco metros do mar. De início, eu achei incrível, já que adorava esse salgadinho exatamente nessa época, quando eu era criança, mas então me lembrei que isso já faz quase duas décadas e, infelizmente, aquele objeto não tinha se decomposto”, conta.

De acordo com o jovem, ele resolveu postar o ocorrido nas redes sociais como forma de conscientização e informação aos amigos, já que muitos colegas são especialistas ambientais. A postagem teve grande repercussão, rendendo milhares de compartilhamentos em poucas horas.

“Atrás tinha a data de validade, que estava um pouco apagada. Só conseguia ver o dia, o mês, e um pouco da parte inferior da embalagem, o que me fez pensar se era de 2001 ou 2007, porém uma rápida busca na internet me mostrou que aquela embalagem era comum em 2000, e em 2007 já havia mudado o design”, relata.

Na postagem, ele destacou que a embalagem deveria estar há praticamente 20 anos no mar. “Por algum motivo – negligência ou esquecimento – a embalagem que fora usada em seu consumo final por menos de dez minutos foi deixada na praia, então engolida pela maré alta e esquecida como uma ruína da civilização ocidental, ruína essa que demorará décadas para degradar (sic)”, escreveu.

Para ele, o ocorrido demonstra a importância da conscientização com relação a preservação ambiental e ao descarte adequado do lixo. “Minha namorada tem um projeto incrível sobre produção de bioplástico, o que nos fez ver mais ainda como precisamos de alternativas sustentáveis”, destaca.

Meio Ambiente

Segundo Cristiane Sampaio, professora de Química da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), o plástico leva de 100 a 400 anos para se decompor.

A PepsiCo, fabricante do salgadinho, disse que reconhece o seu importante papel na promoção de um ciclo sustentável na produção, uso e descarte do plástico, e tem trabalhado para tornar a sustentabilidade desse material uma realidade. A empresa tem o compromisso público de tornar 100% de suas embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025. Esse percentual está em 89% atualmente.

Fonte: G1

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

“Alerta ao consumidor: Anvisa manda retirar estes alimentos de prateleiras em todo o país”

Anvisa proíbe venda de doce de leite, azeite e sal grosso de três marcas conhecidas…

10 horas ago

Alerta aos pais: brinquedo infantil famoso é recolhido após mais de 30 casos de asfixia

Alerta aos pais: brinquedo infantil famoso é recolhido após mais de 30 casos de asfixia…

11 horas ago

Vírus Nipah: por que aeroportos do mundo voltaram a reforçar triagens de saúde

Casos de vírus Nipah na Índia reacendem alerta global e levam aeroportos a reforçar vigilância…

11 horas ago

Poucos acreditam, mas é assim que vivem os pobres na Suíça

Na Suíça, “favelas” surpreendem e oferecem qualidade de vida superior à de muitas cidades do…

1 dia ago

Conheça a flor capaz de perfumar a casa inteira e que está rivalizando com difusores e velas de luxo

Conheça a flor capaz de perfumar a casa inteira e que está rivalizando com difusores…

1 dia ago

Cidades-esponja: a solução criada na China que corta enchentes, limpa rios e custa menos — veja como funciona

China ignora concreto moderno, resgata sabedoria ancestral da água e cria ‘cidades-esponja’ que reduzem enchentes,…

1 dia ago