Você provavelmente conhece o aroma da cânfora, mesmo sem saber do que se trata. Ela é um dos principais ingredientes do Vick Vaporub, por causa de seus benefícios medicinais.

É uma substância sólida inflamável, cerosa, branca ou quase transparente, encontrada na madeira da canforeira, uma árvore nativa da Ásia. Normalmente, é encontrada em forma de pequenos cubos ou em óleo essencial.

A cânfora possui propriedades anestésicas, antissépticas, anti-inflamatórias, sedativas, estimulantes e antiespasmódicas. Ela também funciona como um descongestionante natural, e por isso é tão usada para esse tipo de tratamento.

Veja a seguir 07 benefícios da cânfora e tenha sempre em sua casa.

1. Cura tosses

Seu aroma bem forte é excelente para tratar nariz entupido. De fato, muitos medicamentos para problemas respiratórios contêm cânfora na composição. Veja esta receita a seguir:

– Misture 4-5 gotas de óleo essencial de cânfora em uma colher de sopa de óleo de amêndoas ou outro de sua preferência. Passe sobre o peito, massageando suavemente por alguns minutos. Use sempre que precisar.
– Para tosses crônicas, o ideal é a inalação. Despeje água fervente em uma tigela e pingue 4-5 gotas de óleo essencial de cânfora. Inale o vapor para sentir um alívio nos pulmões, amenizando a tosse.

2. Limpa a acne

Sua natureza anti-inflamatória ajuda a reduzir a inflamação, o inchaço e a vermelhidão na pele.

1. Coloque 1 xícara de azeite extra virgem em um vidro com tampa hermética.
2. Adicione 1 colher de chá de óleo de cânfora e misture bem.
3. Depois de lavar o rosto com um sabonete suave, seque e coloque um pouco desse óleo nas áreas afetadas.
4. Massageie a pele por 5 minutos.
5. Deixe agir durante a noite.
6. Na manhã seguinte, lave bem o rosto com água morna e sabonete.
7. Faça isso uma vez por dia.

3. Limpa a congestão nasal

A cânfora funciona como um ótimo descongestionante natural que proporciona alívio de nariz entupido, deixando a respiração mais confortável novamente.

– Misture um pouco de óleo de cânfora em 1 colher de sopa de óleo de mostarda quente (ou outro óleo de sua preferência). Esfregue a mistura suavemente no peito, na parte de trás e na garganta antes de ir para a cama, para facilitar a respiração.
– Você também pode aplicar um creme ou pomada à base de cânfora no peito algumas vezes ao dia para ajudar a combater a congestão nasal.

Leia Também: 10 Truques BIZARROS que FUNCIONAM!

4. Trata herpes labial

O herpes labial é comum. É altamente contagioso, e causa dor e irritação na pele. É possível tratá-lo com cânfora, que alivia temporariamente a dor e a coceira causada pelas lesões, por causa de suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

1. Misture 2-3 gotas de óleo essencial de cânfora com 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem derretido (ou óleo de coco comum, caso não tenha o extra virgem).
2. Aplique nas feridas com um chumaço de algodão.
3. Repita o procedimento 3-4 vezes por dia.

5. Alivia dores musculares

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias aqui já mencionadas, a cânfora é muito efetiva para tratar dores musculares diversas. Massageie a área dolorida com um pouco de óleo essencial de cânfora, que fortalece a circulação sanguínea, reduzindo dor e inchaço.

1. Misture 5-6 gotas de óleo essencial de cânfora em 1-2 colheres de sopa de azeite morno.
2. Massageie nas dores musculares uma ou duas vezes por dia.

6. Cura calcanhares rachados

Se você sofre com calcanhares rachados, a cânfora é um ótimo remédio caseiro para isso, pois ameniza qualquer desconforto e ajuda a pele a se recuperar mais rápido.

1. Derreta um pedaço de cânfora em água quente.
2. Coloque a água em uma bacia e deixe os pés nessa água por 10 minutos.
3. Use uma pedra-pomes e esfregue suavemente para não machucar.
4. Lave os pés e seque bem.
5. Depois, passe um pouco de Vick Vaporub nos pés e calcanhares.
6. Vista meias e passe a noite com elas.
7. Repita diariamente até os calcanhares estarem recuperados.

7. Espanta e mata mosquitos e insetos

Graças ao forte aroma e suas propriedades, o óleo essencial de cânfora funciona como um inseticida e repelente natural.

– Despeje ½ xícara de água quente em um borrifador limpa. Adicione 20 gotas de óleo essencial de cânfora e agite bem para misturar os ingredientes. Pulverize esta solução em torno de lugares onde ficam insetos e mosquitos.
– Coloque algumas gotas de óleo essencial de cânfora em um difusor e coloque em ambiente que tenha mosquitos.

Pontos importantes
Sempre misture o óleo essencial de cânfora com um óleo neutro antes de aplicar a pele, pois é muito forte e pode causar irritação se aplicado diretamente sobre a pele.
– A dose ideal para tomar cânfora por via oral é entre 125-375 mg por dia. Consulte um médico para ver qual é a melhor dosagem para você.

Nota: A Revista Saber Viver Mais divulga conteúdos populares de caráter, muitas vezes, não científico. Procure sempre profissionais da saúde para diagnósticos e tratamentos.

Fonte: Tudo por Email

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS