Por:Revista Saber Viver Mais

Em breve o Brasil deverá ganhar um banco de células-tronco induzidas que deverão cobrir 90% da população Brasileira. Através de técnicas genéticas que tornam as células retiradas de indivíduos adultos em pluripotentes, ou seja celulas que podem se transformar em qualquer tecido do corpo humano.

A professora Lygia da Veiga pereira,chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), da USP, coordena todo o trabalho, ela conta que, além de induzidas à pluripotência, as células-tronco da coleção que está sendo criada serão compatíveis com a maioria dos brasileiros, pois vêm de indivíduos que possuem um tipo de sistema imunológico mais comum.

Coleta das Células

Os pesquisadores analisaram o perfil genético para o sistema imunológico de quase quatro milhões de brasileiros com informações do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). E, também, já identificaram as pessoas ideais para a coleta das células.

O Brasil é parceiro da Aliança Global para Terapias com Células-Tronco Pluripotentes Induzidas há cerca de três anos. A iniciativa mundial trabalha para que essas terapias sejam aplicadas em benefício de pacientes de todo o mundo. O banco de células-tronco induzidas brasileiro tem prazo para ser finalizado e vai integrar um banco global para atender o mundo todo.

Com informações:Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS