Se você já tentou segurar as lágrimas, sabe que tentar se impedir de chorar pode ser mais difícil do que deixar as lágrimas fluírem.

Embora possa haver um estigma desnecessário em torno do choro, uma nova pesquisa descobriu que chorar é realmente muito bom para sua saúde. Um estudo publicado na revista Emotion descobriu que o choro facilita as habilidades de enfrentamento e recuperação durante períodos de estresse. Isso significa que quanto menos você segurar suas lágrimas, melhor você se sentirá física e emocionalmente.

Durante o estudo, os participantes foram designados para assistir vídeos tristes para provocar emoção ou vídeos neutros por 17 minutos antes de passarem por um teste de estresse. Aqueles expostos aos vídeos tristes projetados para estimular as lágrimas mantiveram taxas de respiração estáveis ​​durante o teste de estresse. Além do mais, os batimentos cardíacos realmente desaceleraram imediatamente antes de chorar e nunca subiram acima dos níveis normais durante a tarefa estressante. Por outro lado, os não-grevistas experimentaram aumento da frequência respiratória e frequência cardíaca durante o teste de estresse.

“Estes resultados sugerem que o choro pode ajudar na manutenção geral da homeostase biológica, talvez conscientemente através do auto-relaxamento através da respiração intencional e inconscientemente através da regulação da freqüência cardíaca”, relatou o estudo. Esta é a razão fisiológica pela qual você se sente melhor depois de ter um bom grito feio à moda antiga.

A Dra. Judith Orloff , explicou em seu site que existem três tipos diferentes de lágrimas: reflexo, contínuo e emocional. Lágrimas reflexas limpam os irritantes dos seus olhos. Lágrimas contínuas mantêm os olhos lubrificados. Lágrimas emocionais ajudam o corpo a se livrar dos hormônios do estresse e a promover a cura. Os benefícios para a saúde das lágrimas emocionais são os motivos pelos quais o Dra. Orloff é um grande defensor de quebrar o estigma em torno do choro.

“O novo paradigma esclarecido do que constitui um homem e uma mulher poderosos é alguém que tem a força e a autoconsciência para chorar”, disse ela. “Tente deixar de lado as concepções antiquadas e falsas sobre o choro. É bom chorar. É saudável chorar . Isso ajuda a limpar emocionalmente a tristeza e o estresse.”

Sim, chorar realmente te acalma . A Universidade da Pensilvânia Penn School of Medicine observou em seu site que ligar as lágrimas ajuda o corpo a se livrar de toxinas e hormônios que contribuem para níveis elevados de estresse. Por sua vez, isso ajuda a diminuir sua pressão arterial.

Então, da próxima vez que você começar a chorar, pode dizer às pessoas que está regulando sua fisiologia. Você provavelmente já ouviu falar de pessoas dizendo que elas choraram bem e se sentem melhor depois de deixarem as lágrimas escorrerem. Pode ser importante encontrar maneiras razoáveis ​​de liberar periodicamente suas emoções. Caso contrário, você pode acabar engarrafando tudo como um balão de ar quente que pode explodir quando você menos espera.

Além disso, o choro pode ser uma maneira de se comunicar. É realmente a única maneira que os bebês podem expressar suas necessidades. Chorar pode ajudar a comunicar aos outros que você precisa de mais simpatia, conforto ou ajuda. Claro, isso pode ser mal utilizado. Você não quer chorar toda vez que seu pedido em um restaurante não sai direito. E, claro, há todo o conceito de lágrimas de crocodilo: pessoas chorando para conseguir alguma coisa, quando elas realmente não significam isso.

Chorar também pode ser uma maneira de se comunicar consigo mesmo. Mesmo quando você chora sozinho, você pode estar dizendo a si mesmo sobre seu próprio estado, porque, como muitas pessoas, você pode ser terrível ao ler suas próprias emoções e situações. Lágrimas podem ser a maneira do seu corpo dizer “ei, fazer uma pausa” ou “algo não está certo” ou “cuidar de si mesmo”. Rasgar-se pode ser uma maneira de seu corpo literalmente gritar para você.

Seu corpo é um sistema complexo. Chorar pode ser complexo. Suas lágrimas podem fluir quando você está muito triste, muito zangado ou até mesmo muito feliz. Melhor entender o que nos faz chorar e o que acontece como resultado pode nos ajudar a lidar melhor com nossas emoções e estresse.

Via:Revista Saber e Saúde