Você provavelmente já deve ter visto a batata yacon em feiras ou no mercado.

Originária dos Andes, essa batata tem uma consistência macia e um gosto adocicado, semelhante a uma pera, apesar de sua aparência parecer com uma batata doce.

“O consumo recomendado é até de duas a três batatas por dia, considerando a quantidade recomendada de carboidratos de uma alimentação balanceada”, diz o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, de São Paulo.

Muito famosa em países do oriente a yacon, vem conquistando o cardápio do brasileiro, principalmente pessoas que têm diabetes e colesterol alto. Entre os benefícios desse alimento está o controle da doença.

E não é só isso que ela faz de bom para o organismo. Veja outras vantagens em incluir este tubérculo na sua alimentação:

Pesquisa realizada pela Universidade de Franca (UNIFRAN), em São Paulo, afirma que o consumo diário da batata yacon, ajuda no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2.  Por se rico em um carboidrato chamado frutooligossacárico, que age de forma semelhante as fibras em nosso organismo.

Um carboidrato simples – também conhecido como amido – é absorvido rapidamente pelo organismo, elevando as taxas de glicose no sangue em uma velocidade maior e gerando picos de insulina. Já no caso do carboidrato presente na batata yacon o que acontece é o contrário. “Nosso corpo não consegue quebrar as moléculas desse carboidrato com tanta facilidade, por isso sua absorção é mais lenta”, diz o nutrólogo Roberto Navarro.

E por que esse mecanismo faz diferença no controle do diabetes?

“Os carboidratos da batata yacon, por serem de lenta absorção, liberam o açúcar no sangue em baixas quantidades, equilibrando as taxas de glicose do organismo e, consequentemente ajudando a controlar a doença, como fazem as fibras”, completa o especialista.

Intestino regulado

Mais um ponto positivo da batata é o seu benefício em regular o trânsito intestinal. Em um outro estudo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a descoberta foi que a batata yacon é rica em inulina, um tipo de carboidrato do grupo dos frutooligossacáricos que é altamente fermentado pela flora intestinal, servindo de alimento para essas bactérias. “Isso ajuda a estimular o crescimento de bactérias boas para o intestino, fazendo com que ele funcione melhor e evite problemas como intestino preso”, explica o nutrólogo Roberto.

Aumento da saciedade

A batata yacon proporciona uma sensação maior de saciedade, fazendo com que a pessoa leve mais tempo para sentir fome novamente. Isso acontece, novamente, em função de o alimento ser um carboidrato de ação lenta. “Isso porque a batata irá frear a absorção da glicose, proporcionando saciedade”, diz. “Para quem quer aproveitar esses efeitos, o melhor é incluir duas ou três fatias da batata em um suco para ser consumido entre as refeições”, recomenda Roberto Navarro. Dessa forma, você retarda a absorção de glicose do suco e ainda aproveita todas as vitaminas das frutas.

Controle do colesterol

Para entender o mecanismo de ação da batata yacon na redução do colesterol, primeiro é preciso saber que muito do colesterol presente em nosso corpo é produzido pelo próprio organismo, no fígado. “Esse colesterol também é chamado de sal biliar e atua na digestão de gorduras”, explica o nutrólogo Roberto. Depois de ser usado na digestão dos alimentos, esse colesterol volta para o fígado, onde deve ser reabsorvido para produzir uma nova bile. No entanto, se a flora intestinal não estiver funcionando como deveria, o sal biliar não é absorvido e vai para a corrente sanguínea, elevando os níveis de colesterol no sangue. “Por ajudar a flora intestinal a funcionar melhor, a batata yacon ajuda indiretamente na absorção de colesterol, impedindo que ele se acumule no sangue e controlando suas taxas.”

Rica em potássio

A batata yacon também é rica em potássio, um mineral importante para diversas funções do organismo. Além de ajudar na reconstrução muscular, prevenindo contra dores, cansaço e fadiga muscular, o potássio também ajuda no controle da pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas. “Se a sua intenção é obter mais potássio para melhorar a performance na atividade física, prefira consumir a batata yacon acompanhada de frutas ou outra fonte de carboidrato, já que o tubérculo oferece baixas taxas de glicose e, consequentemente, menos energia para a atividade física”, alerta o nutrólogo Roberto.

Assista a reportagem sobre a batata yacon:

Batata yacon controla diabetes, colesterol e aumenta a saciedade 🍠🍠🍠

Posted by FrutFrutas on Wednesday, October 11, 2017

Informações: Minha Vida

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS